quinta-feira, 28 de junho de 2018

Macaé será sede de Torneio Juvenil de Robótica

2018-06-27 09:40:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
adolescentes manuseando equipamento de computador
Foto: Arquivo Secom
Campeonato será promovido neste sábado na Cidade Universitária
O Torneio Juvenil de Robótica (TJR) será promovido neste sábado (30), na Cidade Universitária, das 13h às 19h, com cerca de 130 participantes formados por 40 equipes da região, além do município do Rio de Janeiro. A programação é aberta ao público e faz parte das Olimpíadas de Conhecimento, contando com o apoio do lab Inovar.
Após as fases regionais, também haverá etapas estaduais eliminatórias que classificam seus vencedores à fase nacional, que vai acontecer em João Pessoa (PB), de 6 a 8 de dezembro. O TJR é o segundo maior evento gratuito de robótica da América Latina. A etapa é uma realização do #inovareaprender, que abrange o laboratório público de robótica de Macaé.

A fase regional será marcada por desafios, que envolvem o estudo e o desenvolvimento da robótica. O público vai assistir à atuação dos participantes nas categorias "Resgate do plano", "Labirinto", " Viagem ao Centro da Terra", "Dança" e "Cabo de guerra".

A Robóticos Daflon, representante do Colégio Municipal Professora Eda Moreira Daflon (Centro), está pronta para o evento. Segundo a professora Gilmara Santos, a expectativa é a troca de experiências. "Os alunos estão animados. A participação nos torneios já é uma conquista, pois eles aprendem, pesquisam e constroem conhecimentos", observa.

A idealizadora do programa #inovareaprender e design educacional, Luemy Ávilla, observa que a escolha para receber a etapa regional é motivo de orgulho. "A programação vai contribuir com a disseminação de saberes e formação de autores de novas tecnologias", observa. Em Macaé, 1,2 mil alunos participam diretamente do programa #inovareaprender. Eles se dedicam aos trabalhos que envolvem inovação, tecnologia e ciência.

O Torneio Juvenil de Robótica (TJR) é uma competição que congrega problemas para serem resolvidos por robôs construídos por equipes de estudantes. A construção do robô é de responsabilidade da equipe inscrita com a finalidade de concluir um protótipo que respeite as regras do desafio proposto. Ainda este ano, haverá o Torneio Internacional de Robôs, evento gratuito de abrangência internacional que vai acontecer entre os dias seis a nove de junho, em Guarulhos, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário