quinta-feira, 13 de maio de 2021

 

Preservação ambiental: Pronta Ação desocupa área no Lagomar

2021-05-13 18:04:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Maurício Porão
As famílias dessas residências já foram removidas para Bosque Azul

A Comissão de Pronta Ação, da Prefeitura de Macaé, foi responsável pela desocupação na poligonal definida entre as Avenidas W30 e MPM, no Lagomar, onde 16 imóveis foram demolidos. A ação, que aconteceu nesta quinta-feira (13), marcou a retomada dos trabalhos de demolição dos imóveis construídos de maneira irregular na área de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

A ação, além de promover moradia digna com infraestrutura para as famílias, ainda contribui em alta escala com a questão da preservação ambiental. As 16 famílias dessas residências já foram removidas para o Conjunto Habitacional Prefeito Carlos Emir (Bosque Azul). Quando mudaram para o Bosque Azul, os responsáveis por cada residência assinaram um termo autorizando a prefeitura a demolir o imóvel construído irregularmente.

“Estamos promovendo a demolição cuidadosa de todas as construções desocupadas, sempre de forma técnica e segura, visando à desocupação da área em sua totalidade e ainda respeitando o direito constitucional à moradia”, disse Leandro Mussi, Secretário Adjunto de Habitação, que acompanha continuamente as ações junto à equipe, desde o planejamento, como também, o trabalho em campo.

A equipe de Pronta Ação é formada pelas Secretarias de Habitação, Ordem Pública, Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Procuradoria, além da Polícia Militar.

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Criado em 29 de abril do ano de 1998, possui 14.922,39 hectares, 44Km de Costa e 18 lagoas costeiras, localizado ao longo do litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, representando o trecho de restinga melhor conservado de toda a costa fluminense.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é uma unidade de conservação federal, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu patrimônio.

É o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário