quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo promove o curso Caminhos do Cuidado

Publicado em 5 fevereiro de 2015
 
O curso é fundamental para capacitar a rede de atenção básica na estruturação da politica de atenção aos dependentes químicos
O curso é fundamental para capacitar a rede de atenção básica na estruturação da politica de atenção aos dependentes químicos
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo está realizando, desde o fim do mês de janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, o curso Caminhos do Cuidado, que forma e capacita profissionais em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. O objetivo é melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.
O curso está sendo promovido na Secretaria Municipal de Saúde e tem uma carga horária de 60 horas, entre aulas teóricas e práticas, com observações de campo, e é ministrado pelas tutoras Crislane Mallet e Vivian Costa Barros, enviadas pelo Ministério da Saúde. Ao todo serão capacitados mais de 100 profissionais como agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem pertencentes às equipes das estratégias de saúde da família do município.
Esta abordagem de formação em Saúde Mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado. Além disto, o curso qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas, respeitando as especificidades do território de saúde. Este acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusões.
Para a subsecretária de Atenção Básica, Sueli Scotelaro, este curso é fundamental para capacitar a rede de atenção básica na estruturação da politica de atenção aos dependentes químicos, ”Este curso faz parte da nossa política de educação e capacitação permanente dos servidores. Fizemos o cadastramento do projeto junto ao Ministério da Saúde em 2014, para que fosse trazida esta formação para nossos profissionais. Eles estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e práticas para o atendimento aos usuários de drogas, buscando sempre a redução de danos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário