sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

QUISSAMÃ ALERTA POPULAÇÃO SOBRE QUEIMADAS

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DEFESA CIVIL

ESTIAGEM EM TODA A REGIÃO DEIXA MUNICÍPIO EM ALERTA

Devido ao longo período sem chuvas na região, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Quissamã (SEMAP) está preocupada com as frequentes ocorrências de queimadas no município, e faz um alerta à população para os danos causados a reservas ambientais e propriedades rurais.
Desde o início do ano a SEMAP vem trabalhando no combate a focos de incêndio. Para isso vem contando com o apoio da Defesa Civil, da Guarda Ambiental e do Corpo de Bombeiros de Macaé, mas é necessário o envolvimento da população para evitar novas ocorrências.
O secretário da pasta, Jorge da Penha, falou sobre a importância da participação popular. “Estamos trabalhando de forma contínua no combate ao fogo, é um trabalho árduo, mas sabemos que em alguns casos poderiam ser evitados, por isso pedimos a colaboração dos munícipes, principalmente denunciando ações criminosas junto à Defesa Civil ou aqui na secretaria, e também pelo WhatsApp da prefeitura”, ressaltou.
Evitar a queima de lixo nos quintais e terrenos baldios, não lançar pontas de cigarro pela janela dos veículos em estradas e rodovias são medidas que podem ser adotadas a fim de evitar queimadas. Outra ação importante é só acender fogueiras, velas e lampiões em acampamentos após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta, e se certificar na hora de ir embora de que as brasas estão apagadas e resfriadas, se possível, enterrando as sobras de material (carvão, brasas e cinza).
A população também pode colaborar evitando realização de queimadas, para renovação de pastagem ou para limpeza de terreno, e ainda, não jogando lixo em locais inadequados, pois, latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem ao fogo. Em caso de incêndios ligue: 153 ou (22) 2768-2482 – Guarda Municipal. O número do WhatsApp da Prefeitura de Quissamã é: (22) 99265-4111

Nenhum comentário:

Postar um comentário