sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nova escola no Barreto recebe 620 alunos nesta segunda

27/02/2015 16:25:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Foto de reunião entre os gestores da secretaria de Educação e da escola com os pais e responsáveis dos alunos
Foto: Flávio Sardou
Nova unidade comporta até 700 estudantes
Em novo endereço, começa nesta segunda-feira (2) o ano letivo na Escola Municipal Olga Benário Prestes, no bairro São José do Barreto. A nova unidade, que comporta até 700 estudantes, será oficialmente inaugurada em junho, quando receberá uma quadra poliesportiva coberta com vestiários. Um total de 620 alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade do bairro Lagomar e de circunvizinhos serão atendidos nos turnos da manhã e da tarde na escola. O prédio, com 2.640 m2 de área construídas, é uma obra modelo. Ele possui total acessibilidade, terá ar condicionado em todas as salas de aula, além de refeitório e cozinha de referência para a rede. A unidade foi construída conforme orientação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Macaé (Amvisa-Macaé). Também a secretaria de Mobilidade Urbana instalou semáforo e faixa para pedestres em frente à escola para dar mais segurança aos estudantes.
- Eu crio meu meus netos no bairro Lagomar, mas eles estudavam no Centro. Agora, minha neta estará no 8o ano e meu neto no 6o desta escola bem perto de casa. Isso vai facilitar muito as nossas vidas. Eu gostei de tudo por aqui. A escola é excelente -, avaliou a auxiliar de serviços gerais aposentada, Berenice Oliveira, de 61 anos.

Também a estudante do 7oano, Camilly Cruz, 11, moradora do Lagomar, destacou as dependências da unidade escolar. "Estou muito ansiosa para vir para cá. Gostei muito daqui e achei tudo bonito e bem feito", disse. A escola Olga Benário Prestes, nome em homenagem a militante do Partido Comunista executada em 1942, foi construída em um terreno com uma área total de 4.680 m2, arborizada. Enquanto a companhia fornecedora de energia elétrica não providencia o aumento de carga necessário à instalação dos aparelhos de ar condicionado, as aulas se iniciam com quatro ventiladores grandes em cada sala de aula. Outro destaque é o refeitório, com 135 m2, e cozinha, com 35 m2, mais as dependências de serviço (15m2). As merendeiras já estão na escola e os alimentos, disponíveis.

- A escola próxima à comunidade do estudante está imbuída de mais afetividade e isso interfere em seu grupo. Ela foi feita com muito carinho e com muito cuidado. Foi acompanhada de perto pela equipe gestora, para que o aluno encontre nesse espaço toda a motivação, a fim de que este ano letivo seja produtivo - salientou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

Durante as reuniões dos gestores da secretaria de Educação e da escola com os pais e responsáveis, na manhã desta segunda-feira, foi distribuído a 'Sugestão de Calendário Escolar' para a reposição das aulas referentes a uma quinzena e também os uniformes escolares. Foi apresentado ainda o itinerário dos quatro ônibus (com monitores) com dedicação exclusiva aos alunos do Lagomar das dez turmas do turno da manhã e das dez da tarde. O percurso será de ida pela W1 e volta pela W5, com início às 6h30 e término após o segundo turno, às 18h10. O diretor da unidade, Márcio Fidélis, atendeu aos responsáveis de alunos e disse que a equipe não medirá esforços para receber muito bem aos estudantes na segunda-feira "É um sonho realizado", desabafou.

A subsecretária Administrativa de Educação, Ana Lúcia Dalmas, informou que, ainda neste mês, serão resolvidas as pendências referentes aos acabamentos da obra. "Estamos acompanhando e tendo o apoio da gestão escolar e da comunidade, que tem excelente participação nas reuniões convocadas pela direção. Inclusive, completaremos o quadro de funcionários, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário