2014 chegou e o Hospital Municipal de Pinhais está próximo a completar 6 mil nascimentos
PUBLICADO EM 02/01/2014
Primeiro bebê de Pinhais em 2014 é uma menina
Eram exatamente 8h44 do dia 1º de janeiro de 2014 quando Kauane Rodrigues deu seu primeiro choro e anunciou ser a primeira criança a nascer este ano no município de Pinhais. Com 3,220 quilos a pequena Kauane foi a protagonista de mais um parto realizado pela equipe do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, conhecido como Hospital Municipal de Pinhais.
A mãe Susana Rodrigues concebeu sua filha através de parto normal – procedimento mais uma vez realizado com sucesso pela equipe da Maternidade. Desde que foi reaberto em abril de 2010 o Hospital Municipal de Pinhais registrou mais de 5.500 nascimentos. Este total corresponde a uma média de 122 nascimentos por mês.
Amigo da Criança
A instituição atende nas especialidades de clínica médica, pediatria e obstetrícia. Em setembro de 2013, após todo este período de funcionamento e a busca constante pela qualidade no atendimento, recebeu a placa que o certifica como Hospital Amigo da Criança, entregue pelo Ministério da Saúde.
O projeto Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, e incorporado pelo Ministério da Saúde, em 1992, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Já são mais de 20 mil hospitais credenciados na IHAC em todo o mundo, no Brasil são 336, e no Paraná Pinhais passou a ser o 20º Hospital Amigo da Criança. Para que obtenha o reconhecimento toda a equipe deve atuar engajadamente com base em procedimentos que visem incentivar o aleitamento materno, bem como oferecer todas as orientações necessárias às mães que amamentam. Além disso, devem ser seguidos os “Dez passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”.
Melhorias na estrutura
Pensando em reforçar a qualidade de atendimento à população, a Secretaria de Saúde de Pinhais adquiriu ano passado novos equipamentos, desde utensílios hospitalares até aparelhos médicos. Um investimento que amplia a capacidade de atender os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, os estabelecimentos beneficiados.
“Dentre os bens estão monitores de sinais vitais, aparelho de eletrocardiografia, moderno, permite a realização de exames de maneira mais ágil e precisa e os novos berços neonatais, os quais são utilizados para a higienização e transportes dos bebês, de forma individual, evitando assim a contaminação cruzada entre os recém-nascidos”, lembrou a secretária de Saúde, Vilma Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário