Campos bate Macaé em emprego
O Estado do Rio registrou a criação de 100.808 empregos comcarteira assinada em 2013, o que representou um crescimento de 2,67% no ano. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do ministério do Trabalho. O aumento se deve, principalmente, à geração de empregos do setor de Serviços(50.966 postos), Comércio (24.467), Construção Civil (14.665) e Indústria de Transformação (11.411). Com 4.734 empregos gerados no ano passado, Campos ocupa a 35ª colocação na lista dos 50 municípios do país que mais contrataram em 2013, superando, inclusive Macaé, que gerou 4.550 empregos. Segundo o ministério do Trabalho, a criação de empregos com carteira assinada em 2013 teve o pior resultado em dez anos. No ano passado, foram 1,11 milhão de vagas formais criadas. Na comparação com 2012, quando foram gerados 1,3 milhão de postos, houve uma queda de 14,1%.
Os empregos em 2013 também ficaram distantes do recorde histórico de 2,54 milhões apurado em 2010. Em relação aos últimos 10 anos, o resultado superou apenas os de 2003, quando foram criadas 821 mil vagas com carteira assinada.
Com relação ao ano de 2012, aconteceu uma inversão. Macaé liderou a geração de emprego formal, com um saldo de 6.262 empregos, enquanto Campos teve 1.288 novos postos, com a maior concentração no setor de serviços e construção civil. Já São João da Barra entrou na relação dos municípios brasileiros que mais demitiram, registrando o fechamento de 787 postos. A maioria foi demitida com a suspensão de obras no Porto do Açu.
Para o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Romay, o desempenho mostra o acerto da política de geração de empregos no Estado do Rio. “O mercado de trabalho deve permanecer aquecido, por conta dos eventos esportivos e das obras de infraestrutura. Temos uma frente de investimentos que ajuda a impulsionar a economia fluminense. Os destaques são o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), Arco Metropolitano, Porto Maravilha, Construção Civil, Polo Automotivo do Sul fluminense, bem como as indústrias naval e de petróleo e gás, além dos setores de comércio e serviços, que mantêm em alta a oferta de ocupações”, observou Romay.
Balcão comemora cinco anos de atividades
Nos últimos cinco anos, 20.237 pessoas foram empregadas através do Balcão de Emprego Municipal, órgão da secretaria de Trabalho e Renda. Somente em 2013, foram 6.125 contratos firmados pelas 1.766 empresas cadastradas e parceiras do órgão oriundas de Campos, região e também de municípios de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
A titular da pasta, Joilza Rangel conta que o órgão vem desempenhando bem o seu papel. Além de aproximar empregados e empregadores, a secretaria também vem contribuindo para a qualificação.
A chefe do setor de captação de vagas, Nilza Gama, disse que a área que mais emprega é a de Construção Civil. Diariamente, o órgão disponibiliza no portal da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br) e também na sede, um quadro com as vagas disponíveis.
Renato WanderleyFoto: Rodrigo Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário