segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cetep-Estágio começa com 30 jovens

01/06/2015 10:23:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Duas pessoas com ferramentas elétricas lixando estruturas de ferro
Foto: João Barreto
Quando estiverem nas empresas, os jovens atuarão por quatro horas, recebendo meio salário mínimo por mês
Para preparar e inserir o jovem para o primeiro emprego no mercado de trabalho e facilitar a vida das micro e pequenas empresas a recrutar, selecionar e manter mão de obra qualificada, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) e a secretaria de Trabalho e Renda estão lançando o programa Cetep-Estágio.
O Cetep-Estágio teve início neste mês. Conta com 30 jovens com idades entre 16 e 18 anos. Aulas diárias acontecem para turmas diferentes: três horas no período da manhã e três no da tarde. Quando estiverem nas empresas, os jovens atuarão por quatro horas, recebendo meio salário mínimo por mês.

Segundo o diretor-presidente do Cetep, Lenílson Guimarães, os jovens estão aprendendo conteúdos como: Ética e Cidadania, Marketing Pessoal, Primeiros Socorros, Segurança e Higiene no Trabalho, Noções de Matemática Financeira, Português Instrumental e Procedimentos de Rotina Administrativa.

- Nas aulas práticas na empresa, o aluno ainda será acompanhado pelo Cetep e pela firma contratante. Estamos fazendo contato com diversas empresas. Já divulgamos o Cetep-Estágio na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), dando a oportunidade para empresários de Macaé e região. Eles têm demonstrado interesse em preparar seus futuros empregados - conta Lenílson.

De acordo com a demanda dos empresários, novas turmas podem ser abertas no Cetep-Estágio. Isso nas áreas de Recursos Humanos (RH), Almoxarifado, Logística e até no setor de Hotelaria. "Queremos adequar os cursos às necessidades dos empresários", conta ele.

Oportunidade - Para Adriele de Oliveira Baiense (17), moradora do bairro Virgem Santa, o estágio é uma oportunidade muito boa para ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho. "Estou aprendendo ética no trabalho e como produzir uma boa imagem para me apresentar nas empresas. Isso tudo é muito importante", avalia.

Já Yuri Chagas Correa (18), morador da Aroeira, ressaltou que o curso está colaborando para aumentar sua responsabilidade. "Até meu jeito de falar com as pessoas está mudando, pois anteriormente só falava gírias", diz.

Comenta que o primeiro emprego de todos ali está em jogo e que no Cetep-Estágio há um caminho repleto de novidades e transformações.

Para concluir, Gilmar de Souza (17), morador do bairro Virgem Santa, salienta que o curso está ensinando o bom trato no ambiente de trabalho, no qual deve-se ter boa aparência, boa imagem.

Ações da Semtre para divulgar o Programa Cetep-Estágio

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) realizou na última semana dois encontros com micro e pequenos empresários objetivando a divulgação dos projetos da secretaria com foco no programa Cetep-Estágio.

Os participantes dos eventos foram orientados sobre a importância de aderirem ao programa e os seus benefícios do mesmo. Segundo profissionais da Semtre, a receptividade tem sido positiva por parte do empresariado. A parceria com a Associação Comercial e Industrial de Macaé tem sido muito válida para a divulgação do programa.

A Semtre dará continuidade às ações de conscientização do empresariado macaense sobre a importância do Programa Cetep-Estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário