quarta-feira, 24 de junho de 2015

COMPRE AQUI SEU EXEMPLAR DO LIVRO MEMÓRIA MACAENSE

>>> Livro Memória Macaense <<<
Convite às Memórias Macaenses
O Observatório da Memória Macaense, OMM virou um livro sobre as memórias macaenses contidas em sua página no Facebook.capa e 4a capa livro memoria macaense
O livro ‘Memória Macaense’
Este é um livro de memórias compartilhadas. Um livro construído pela memória de cada indivíduo, cada experiência de vida sobre estas areias morenas, ruas serenas, esquinas, casas e praias. Um mosaico de nossa alma, construído pela força da memória íntima e singular de cada um que viveu nestas ruas e cenários e que se mostra com uma força de unidade intensa quando colocadas juntas e reveladoras da gênese de nossa memória coletiva.
Sua ideia saiu da maior rede de comunicação do mundo, a internet, e da grande rede social que conquistou os brasileiros nos últimos anos, o Facebook. Em 2010, foi criada no ‘Face’ a Página ‘Memória Macaense’ pelo pesquisador da história de Macaé, Rúben Pereira. A página seria a primeira a tratar do tema Memória de Macaé na internet e em poucos meses já tinha mais de cinco mil seguidores e era uma das mais compartilhadas e comentadas no âmbito local e regional.
Rúben passou a receber ligações, emails, mensagens pelo Face de muita gente da cidade querendo lhe entregar seu acervo de fotos, documentos, seus baús de memória enfim… Alguns ele até conseguiu coletar e reunir, outros muitos, por não ter um espaço adequado para armazená-los, tornaram-se impossíveis de serem resguardados pelo pesquisador e memorialista.
Este livro é uma espécie de tela viva da ‘Linha do Tempo’ da página do Memória Macaense no Facebook e de suas postagens, curtidas e comentários feitos por centenas de pessoas. Os organizadores do livro fizeram uma seleção dos comentários que mais refletiam a memória social dos macaenses que ali se expressavam. Os capítulos foram divididos de acordo com os temas mais debatidos, curtidos e compartilhados na Fan Page Memória Macaense ao longo destes cinco anos de existência da página. Logicamente não foi possível colocar todo conteúdo da página num livro e assim foi feito um recorte das postagens mais comentadas e importantes sabendo que outros volumes serão necessários para termos toda a trajetória documentada em livro. Enfim, este é só o primeiro livro.
 #e-ditora]
Participe! Compartilhe sua memória com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário