terça-feira, 2 de junho de 2015

CULTURA

Museu Casa QuissamãCom manifestações sempre peculiares e de forte presença ao longo de sua história, a cultura local passou por um processo de revitalização a partir de 2005. Importantes ações culturais foram desenvolvidas nos últimos anos, como a recuperação de prédios históricos, dentre estes o que hoje abriga oMuseu Casa Quissamã; o Centro Cultural Sobradinho que conta com a réplica da Estação da Freguesia que resgata e valoriza a cultura do município, o Cine Quissamã com 130 lugares, mais um espaço de lazer e entretenimento para o município, e o Complexo Cultural Fazenda Machadinha. Além destas obras já entregues à população, a Fundação de Cultura e Lazer que já concluiu a obra de restauro do Coreto da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro com recursos do Plano de Ação de Desenvolvimento Cultural (PADEC), da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2010. A Matriz de Nossa Senhora do Desterro é mais um bem restaurado que integra a história do município e cumpre um importante papel social, fazendo parte do conjunto arquitetônico do Centro Histórico, assim como o prédio da Prefeitura.

Centro Cultural SobradinhoAlém da restauração dos prédios históricos, o processo de valorização da cultura local passou pelo apoio aos grupos do fado e do jongo, patrimônios imateriais do município. A criação de três catálogos (Museu Casa Quissamã, Sobradinho e Machadinha) e o lançamento de livros de personagens importantes para a história local – o livro infantil “Tidinho - O Menino Contador de Histórias” e “João Francisco – O Desbravador de João Francisco” – que também contribuíram para o resgate e preservação da cultura local. Em parceria com a Secretaria de Educação, a Fundação publicou também várias edições da revista “Cultura & Educação”, abordando temas e ações pedagógicas voltadas principalmente para os educadores do município e dando destaque às aquisições e ações culturais implementadas pela Prefeitura.
Com a evolução destes projetos sentiu-se a necessidade da criação de um fundo gerido por um conselho com participação de toda a sociedade que apoie a produção cultural do município. Com isso, foram instituídos o Conselho Municipal de Cultura, órgão colegiado e vinculado à Fundação Cultural, e o Fundo Municipal de Cultura (que tem como objetivos: fomentar a produção cultural local, impulsionar projetos coletivos e incentivar práticas culturais inovadoras, dentre outros).
Dando continuidade aos trabalhos da Fundação, não podemos deixar de falar sobre a restauração do Museu Político-Administrativo, local que vai contar a história da emancipação político-administrativa e das personalidades que fizeram parte do desenvolvimento de Quissamã. O Museu vai ocupar o prédio antigo dos Correios, em frente a sede atual da prefeitura de Quissamã e servirá como ponto de pesquisa da história do município.
Casa de Artes MachadinhaO restauro, a manutenção e a conservação da estação de Conde que se chamará, Conjunto Histórico da Estação de Conde de Araruama. A idéia é promover a perpetuação da memória ferroviária, além de contribuir para o desenvolvimento local. O prédio passará a ter utilização sócio-cultural, expondo documentos e objetos relativos à sua importância, além de servir como ponto de receptivo turístico.
Além da estação, também será restaurado o antigo armazém Ribeiro & Filhos (prédio histórico de 1879), que foi desapropriado em 2006 pela Prefeitura de Quissamã, entre outras áreas do entorno da antiga estação e do armazém respeitando a arquitetura e o material original da construção. O espaço vai dispor de um banheiro no interior e uma pequena cozinha, além de um salão que deverá ser utilizado pela própria comunidade.

QUISSAMÃ CULTURALPROGRAMA EXPEDIÇÕES - TV BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário