terça-feira, 2 de junho de 2015

EQUIPE DA ESF DO CARMO, EM QUISSAMÃ, FAZ PARCERIA COM PRODUTOR AGRÍCOLA DE NOVA FRIBURGO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

NO PROJETO "POMAR DO CARMO", FORAM PLANTADAS MUDAS DE LARANJA, TANGERINA, LIMÃO-DOCE, LICHIA, MAMÃO E MORANGO VINDAS DA REGIÃO SERRANA

Foto: DivulgaçãoProjeto "Pomar do Carmo" - Foto: DivulgaçãoA equipe de funcionários da Estratégia de Saúde da Família – ESF do Carmo, em pareceria com Luiz Carlos Sanglard, produtor agrícola de Nova Friburgo, realizou na última semana, ações ligadas ao projeto "Pomar do Carmo". Foram plantadas mudas de laranja, tangerina, limão-doce, lichia, mamão e morango vindas da região serrana.
Luiz Carlos fez um trabalho voluntário, pois sabe da importância e benefícios que um pomar que pode gerar para os usuários. As mudas foram doadas, as ferramentas próprias trazidas e o produtor agrícola também auxiliou em todas as etapas do plantio, fazendo orientações sobre o local apropriado, adubação e irrigação.
“Produzir o próprio alimento torna-se cada vez mais comum e mais vantajoso. Existe uma economia na hora de ir às compras, a facilidade de tê-los ao alcance na hora que desejar e a possibilidade de comê-lo sem agrotóxicos, conservantes e corantes”, destacou Luiz Carlos.
As frutas exercem papel fundamental no organismo, pois são fonte de água, diversas vitaminas, minerais, fibras alimentares, carboidratos, frutose, gordura e proteína. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, já que muitas delas têm o poder de combater doenças e devolver a saúde do corpo.
Seu consumo em quantidade adequada tem sido associado à diminuição da mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Existem evidências que o consumo de frutas diminui o diabetes e obesidade.
“Pensamos em aproveitar o espaço físico da ESF do Carmo e torná-lo ainda mais produtivo. O pomar tem serventia tanto para atividades educativas, quanto para o consumo feito pelos próprios usuários e para dar continuidade ao trabalho, o Agente Comunitário de Saúde, Ronaldo do Almo, sugeriu que fossem plantadas hortaliças nas cercas que circundam o posto e achamos uma ótima ideia”, declarou a Gerente da Unidade do Carmo e Enfermeira, Gláucia Schuabb.

IMAGENS DO EVENTO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário