EQUIPE DA ESF DO CARMO, EM QUISSAMÃ, FAZ PARCERIA COM PRODUTOR AGRÍCOLA DE NOVA FRIBURGO
NO PROJETO "POMAR DO CARMO", FORAM PLANTADAS MUDAS DE LARANJA, TANGERINA, LIMÃO-DOCE, LICHIA, MAMÃO E MORANGO VINDAS DA REGIÃO SERRANA
Luiz Carlos fez um trabalho voluntário, pois sabe da importância e benefícios que um pomar que pode gerar para os usuários. As mudas foram doadas, as ferramentas próprias trazidas e o produtor agrícola também auxiliou em todas as etapas do plantio, fazendo orientações sobre o local apropriado, adubação e irrigação.
“Produzir o próprio alimento torna-se cada vez mais comum e mais vantajoso. Existe uma economia na hora de ir às compras, a facilidade de tê-los ao alcance na hora que desejar e a possibilidade de comê-lo sem agrotóxicos, conservantes e corantes”, destacou Luiz Carlos.
As frutas exercem papel fundamental no organismo, pois são fonte de água, diversas vitaminas, minerais, fibras alimentares, carboidratos, frutose, gordura e proteína. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, já que muitas delas têm o poder de combater doenças e devolver a saúde do corpo.
Seu consumo em quantidade adequada tem sido associado à diminuição da mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Existem evidências que o consumo de frutas diminui o diabetes e obesidade.
“Pensamos em aproveitar o espaço físico da ESF do Carmo e torná-lo ainda mais produtivo. O pomar tem serventia tanto para atividades educativas, quanto para o consumo feito pelos próprios usuários e para dar continuidade ao trabalho, o Agente Comunitário de Saúde, Ronaldo do Almo, sugeriu que fossem plantadas hortaliças nas cercas que circundam o posto e achamos uma ótima ideia”, declarou a Gerente da Unidade do Carmo e Enfermeira, Gláucia Schuabb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário