Por Renato Silveira em 23/06/2015
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia encerrou nesta terça-feira (23) a oficina “Descobrindo Novos Horizontes para a Melhoria da Qualidade de Vida na Comunidade Quilombola de Caveira/Botafogo”. Realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a ação teve como objetivo promover a educação em saúde, a valorização da cultura negra e o levantamento de demandas da comunidade.
O último dia dia de oficina contou com a participação de técnicos da Funasa e da Fiocruz, de representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, da Secretaria de de Projetos, do Galpão da Cultura Negra, Conselho de Saúde de Cabo Frio e segmentos religiosos, líder e moradores da comunidade quilombola, além da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Botafogo. O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, prestigiou o encontro.
O segundo e último dia da oficina foi marcado por debates sobre questões importantes para a comunidade quilombola, como segurança, transporte, saúde, educação, entre outros. Todo o material colhido no encontro será encaminhado ás devidas secretarias para as possíveis soluções.
De acordo com o líder comunitário dos quilombolas, Roberto dos Santos, o Robertão, esse evento foi muito importante para consolidar o trabalho desenvolvido na comunidade.
“Nesta ocasião, tivemos a oportunidade de mostrar a nossa voz, a nossa cultura e as nossas necessidades. Todos os envolvidos estão de parabéns” afirmou .
Nenhum comentário:
Postar um comentário