Novos conjuntos semafóricos entram em operação
22/06/2016 17:41:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Semáforos funcionam por demanda, ou seja, após serem ativados
Os equipamentos instalados no trecho funcionam com botoeiras que foram instaladas nas colunas. Desta forma, os semáforos vão funcionar por demanda, ou seja, a partir do momento que o pedestre solicitar apertando o botão, a luz vermelha de parada obrigatória será ativada. Além disso, em complemento aos semáforos, também serão pintadas no local as faixas de pedestres e instaladas as demais placas de sinalização necessárias.
- Em atendimento às solicitações, disponibilizamos o equipamento para minimizar os riscos de acidentes no trecho. Agora, contamos principalmente com a colaboração dos condutores e pedestres em respeitar esta sinalização - explica o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
O semáforo irá funcionar diariamente das 6h30 até às 19h, quando entrará em alerta piscante. No entanto, mesmo com o sinal intermitente em amarelo, é necessário que os condutores estejam atentos. Isso porque a colaboração dos motoristas em respeitar os limites de velocidade, em especial ao se aproximar destas localidades em que as pessoas mais circulam, é fundamental para evitar acidentes.
Aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia nos locais sem sinalização. E antes de realizar a travessia, os pedestres devem ter certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitar o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.
Centro – Um novo conjunto semafórico também começou a funcionar nesta quarta-feira (22) no cruzamento das ruas Dr. Francisco Portela com Marechal Deodoro, no Centro. A instalação foi finalizada, dando início à operação em fase de adaptação (alerta piscante), pelo período previsto de dez dias, até o começo do funcionamento efetivo.
O dispositivo visa disciplinar o trânsito local e oferecer mais segurança aos condutores e pedestres que transitam pela região. Além disso, a instalação da nova sinalização atende solicitação dos alunos das escolas que estão instaladas na região e dos demais pedestres que circulam por este trecho, que é bastante movimentado.
Legislação – Além de evitar acidentes, ao respeitar a sinalização, os condutores estarão evitando as punições previstas no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este artigo define o avanço do sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória como infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 191,54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário