quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cultura seleciona atores para companhia da Escola de Artes

2017-05-04 15:17:00 - Jornalista: Marilene Carvalho
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de atores no palco
Foto: Divulgação
Grupo irá se dedicar ao estudo e pesquisa em teatro associado às áreas de música, canto e dança
A Secretaria Municipal de Cultura de Macaé oferece aos artistas da cidade a oportunidade de participarem do grupo de estudo e pesquisa em teatro associado às áreas de música, canto e dança que possibilitará a formação da Cia EMARTeatro Musicado. O projeto é desenvolvido pela coordenação de teatro da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart) que tem como responsável o teatrólogo Márcio Gonçalves.
O estudo combina teoria e prática e vai além de um repertório clássico teatral de autores consagrados, cujo processo de encenação, de difusão e de produção cênica torna o teatro em instrumento educativo, artístico e cultural. Os interessados em participar da Cia EMARTeatro Musicado podem ser alunos e ex-alunos do curso técnico da Emart e demais artistas da classe teatral macaense, com idade acima de 18 anos e experiência mínima de um ano comprovada.

As vagas devem ser preenchidas mediante processo seletivo. Documentos necessários: original e cópia do RG e do CPF; original e cópia do documento de escolaridade; original e cópia do certificado ou declaração de conclusão do curso Técnico em Teatro da Emart ou de outra instituição reconhecida pelo MEC; original e cópia da declaração de matrícula para os alunos do curso Técnico em Teatro da Emart; original e cópia dos documentos de experiência em teatro, contendo nome do candidato, tais como: folder, cartaz, jornal impresso, revista, impressão da página digital.

O período de inscrição para complementar essa trupe de estudiosos vai de segunda-feira (8) até sexta-feira (12), das 11h às 18h30. O local é o Centro Macaé de Cultura. Endereço: Av. Rui Barbosa, 780, 2º andar, Centro. Contato para mais informações: (22) 2796-1111.

Teatro Musicado - Segundo especialistas, como o crítico de teatro, Jacob Guinsburg, neste gênero as personagens são, em geral, representadas por atores que cantam, sendo uma modalidade típica entre o século XIX e início do século XX. No Brasil, as expressões “teatro musicado” e “teatro musical” são definidas popularmente com o mesmo significado, contudo, se distinguem uma da outra. Isto porque no teatro musicado a teatralidade do texto dramático é a base do espetáculo, enquanto no teatro musical, a música é a estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário