quarta-feira, 3 de maio de 2017

Curso prático qualifica merendeiros da rede municipal

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/05/2017 16:15

  • / FORMAÇÃO / 03/05/2017 16:15

    O curso oferece várias maneiras de preparar os alimentos que devem ser servidos nas escolas.


Uma refeição saborosa, nutritiva e diferente todos os dias. Alimentar 74 mil alunos sem abrir mão da qualidade é o grande desafio dos merendeiros e merendeiras da rede municipal de ensino, motivo pelo qual essa equipe vive em permanente qualificação. Nesta quarta-feira, 3, a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante de Belém (Fmae) realizou mais um curso prático de gastronomia. Dessa vez participaram merendeiros de 50 escolas onde são cultivadas hortas, através do projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia.
“O objetivo é que esses representantes sejam multiplicadores de informação dentro das suas escolas. Cada escola tem um cardápio já montado, mas os merendeiros têm a opção de fazer alguns ajustes, sempre visando a utilização dos alimentos durante todo período planejado, de acordo com a possibilidade”, explicou Denise Cruz de Oliveira, nutricionista da Fmae.
O objetivo não é o de ensinar a cozinhar, mas mostrar maneiras diferentes de preparar os alimentos, trabalhando, inclusive, com o reaproveitamento de cascas e talos, comumente descartados. Carmem Lúcia Lima, veio de Cotijuba, onde prepara as refeições na Unidade de Educação Infantil, em busca de aperfeiçoamento. “O foco é melhorar sempre para agradar nossas crianças. Eu sempre procuro fazer o melhor para elas. Você precisa ver a alegria delas quando chega a hora da refeição na escola e elas provam e gostam. É uma felicidade muito grande”, afirmou a merendeira.
Cada grupo precisava montar um cardápio com café da manhã, almoço e lanche, sob o olhar atento da nutricionista Juliana Lima. “Pedimos que cada grupo fizesse um prato doce e outro salgado. Vamos avaliar o trabalho e fazer as ressalvas no final. Nosso foco é mostrar maneiras diferentes de fazer algo. Isso aqui serve de aprendizado, pra corrigir na hora certa”, afirmou.
Vanilde Ferreira está na função há 27 anos e a cada curso de qualificação que participa nota a evolução em questões como manuseio, preparo e aproveitamento total dos alimentos. “A gente evolui muito aqui. Aprende a maneira correta de verificar se tudo que foi pedido foi levado pra escola, como tocar nos alimentos, lavar e, claro, fazer uma comida melhor para as crianças”, explicou a merendeira da Escola Amâncio Pantoja.
Texto: João Alberto Rufino
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário