quarta-feira, 3 de maio de 2017

Cursos de informática gratuitos beneficiam a população

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/05/2017 08:21

  • Os monitores Mairley Trindade e Jherson Heryson ministram aula do curso oferecido pelo Fundo Ver-o-Sol, no Cesupa.


Oitenta alunos, de todas as idades, iniciaram nesta terça-feira, 2, o curso de Informática Básica no Centro Universitário do Pará (Cesupa), na avenida Governador José Malcher. A turma é ofertada pela Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol. A iniciativa é fruto de parceria com a universidade e tem como propósito ofertar a famílias de baixa renda capacitação para o mercado de trabalho.
As aulas no Cesupa ocorrem de segunda a sexta-feira, nos horário de 14h às 16h e de 16h às 18h, com duração de um mês. Um dos alunos é o auxiliar administrativo Raimundo Alberto Oliveira, 40 anos, do distrito de Outeiro. Ele soube da turma por meio do programa Prefeitura no Bairro, realizado no distrito em abril. “Já tinha ouvido falar sobre os programas de capacitação do Fundo Ver-o-Sol, mas nunca tinha conseguido um tempo para me inscrever. Quando eles foram até lá, naquela ação, eu aproveitei a oportunidade”, informou o auxiliar administrativo.
Raimundo viu que este seria o momento de aperfeiçoar seu conhecimento para aplicar no dia a dia. Mesmo morando um pouco distante, garante que isso não é nada para quem quer estudar. “Eu pretendo evoluir dentro da minha área de trabalho e a informática é o grande passo. Hoje os cursos de qualificação não cabem no orçamento, então assim a gente pode fazer um curso gratuito, e de qualidade. Isso é uma maravilha. Ainda bem que a Prefeitura proporciona estes cursos para a população mais carente”, disse.
Outra turma de informática terá início no próximo sábado, 6, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), de 8h às 12h, com duração de dois meses.
Durante o curso, os alunos aprendem desde o uso de computadores até a construção de textos e os acessos à internet, como explica a monitora Mairley Ribeiro. “Aqui nós recebemos de alunos mais novos até os mais experientes. Para aqueles que querem fazer seu próprio negócio, saber utilizar o computador também é fundamental”, explicou.
A estudante Sarah Miranda, de 18 anos, mora na Marambaia e pela primeira vez participa de um curso profissionalizante da Prefeitura de Belém. “Soube deste curso através de um amigo e achei uma ótima oportunidade. Acredito que vai me ajudar muito no mercado de trabalho. Daqui para frente vou ficar atenta a todos os cursos”, disse.
 “O Fundo Ver-o-Sol passou por uma reformulação em seu quadro de cursos profissionalizantes, tendo como parâmetro a tendência de mercado. Desta forma, buscamos inserir no quadro cursos que atendam a qualificação para estas demandas”, explicou o coordenador do Fundo Ver-o-Sol”, Francileno Lima Mendes.
Texto: Karla Pereira
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário