sexta-feira, 12 de maio de 2017

Macaé imuniza 21.837 pessoas contra a gripe

2017-05-11 11:54:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
um senhor está sendo vacinado por uma profissional de saúde
Foto: Rui Porto Filho
A campanha segue até o dia 26 de maio
Em Macaé, 21.837 pessoas já receberam a vacina contra a gripe, o que representa 40% da população já imunizada. A vacinação segue até o dia 26 de maio em 35 postos de saúde. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo. A campanha, com 50 mil doses, é destinada a idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, professores, profissionais de saúde e doentes crônicos. O Dia D de vacinação acontece neste sábado (13).

O grupo de profissionais de saúde é o que apresenta, até o momento, a maior adesão à campanha: 61% (5.473) já se imunizaram, seguidos dos idosos com 43% (16.802), gestantes 28% (3.129), puérperas 33% (514) e crianças 32% (15.764).
Neste ano, os professores passaram a fazer parte do público-alvo da campanha. O profissionais desta área devem procurar a unidade com documento que comprove a função. De acordo com informações da Gerência de Imunização, foram aplicadas 913 doses da vacina em professores de ensino básico e superior.

Já em pessoas com doenças crônicas foram aplicadas 3.950 doses contra a gripe. A gerente de Imunização, Luciana Santos, ressalta que a gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas pode evoluir para formas graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso, a vacinação é tão importante.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Cuidados simples - O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a gripe: lavar as mãos; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

A transmissão do vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário