quinta-feira, 4 de maio de 2017

Praça Brasil completa 82 anos e ganha programação especial

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 04/05/2017 16:46

  • / ANIVERSÁRIO / 04/05/2017 16:46

    Professores de Educação Física da Sejel dão aulas e orientam os frequentadores da praça


Destino de centenas de pessoas para a prática diária de exercícios físicos, sejam caminhadas ou atividades nos equipamentos da academia ao ar livre, a Praça Brasil, ganhou programação especial nesta quinta-feira, 4, para celebração dos 82 anos de fundação do espaço, inaugurado em 1º de maio de 1935.
A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e a Associação Amigos da Praça Brasil promoveram um aulão de ritmos para os frequentadores. Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou aferição da pressão arterial, testes de glicemia e orientação nutricional. “Na questão nutricional, nós recomendamos que todos se alimentem bem antes de vir para as aulas de ritmos e alongamentos, por exemplo. Recomendamos que as pessoas na terceira idade, tenham um consumo elevado de cálcio”, explicou Roseane Beuthner, nutricionista da Sesma.
Inicialmente chamada de "Largo Chefe da Esquadra Pedro da Cunha", depois "Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar", Praça Brasil e Praça Santos Dumont, a área é um dos lugares mais procurados na capital paraense para a prática de exercícios físicos, e ganhou ainda mais incentivo com a instalação da primeira Academia ao Ar Livre, pela Prefeitura de Belém. “A praça está muito legal, atrativa pra quem passa e quer dançar ou fazer musculação”, disse o aposentado Joaquim Silva que usa o espaço diariamente.
A parceria entre o poder público e a comunidade é a principal arma para manter a praça bem cuidada, como explica a diretora da Associação Amigos da Praça Brasil, Sílvia Marçal. Segundo ela, a entidade foi criada após o surgimento da Academia ao Ar Livre para apoiar na manutenção e zelar pelo espaço. "Começamos a fazer um café da manhã sempre no primeiro sábado de cada mês e fazemos mutirões de limpeza. Nós temos a praça como uma segunda casa e prestamos essa homenagem, com direito a bolo e parabéns, para comemorar esses 82 anos”, completou.
O titular da Sejel, Wilson Neto, participou da programação e fez questão de ressaltar a importância da parceira. “Contamos com a grande participação da associação, que é de fundamental importância para a manutenção e cultivo do espaço público. Não adianta o poder público cuidar e a sociedade não zelar pelo que tem. O exemplo da praça é muito vitorioso”, pontuou.
As aulas de ritmos, ginástica e alongamento, ocorrem a partir das 7 horas da manhã, com educadores físicos da Sejel que também orientam usuários da academia ao ar livre.
Texto: João Alberto Rufino
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário