sábado, 20 de maio de 2017

TURISMO

Palmas (TO) completa 28 anos neste sábado (20)

Cidade planejada

A capital do estado do Tocantins, de 280 mil habitantes, oferece opções de lazer, turismo ecológico e arquitetura arrojada
por Portal BrasilPublicado19/05/2017 18h04Última modificação19/05/2017 18h04
Foto: Marcio Vieira/Governo do TocantinsPraça dos Girassóis abriga monumentos que contam a história de Palmas, como o palácio Araguaia
Praça dos Girassóis abriga monumentos que contam a história de Palmas, como o palácio Araguaia
Capital do Tocantins, Palmas completa 28 anos neste sábado (20). A cidade de 280 mil habitantes recebe uma média de 10 mil novos moradores de todas as regiões do Brasil por ano. Essa diversidade se reflete na gastronomia e manifestações culturais.
Palmas oferece muitas opções de lazer e turismo ecológico, além de exibir arquitetura arrojada, com avenidas largas e grandes quadras comerciais e residenciais. A capital está nas margens do Lago de Palmas, que possui 8 km de largura e 172 km de extensão.
O lago é formado por uma hidrelétrica do rio Tocantins. Além do potencial energético, a represa tem belas praias, entre elas a da Graciosa e a do Prata; e ilhas, como a do Canela e a das Cobras. Esportes náuticos, pesca esportiva e passeios de barco então entre as opções de lazer para os turistas.
O coração da capital fica na Praça dos Girassóis, que abriga os principais monumentos que contam a história de Palmas. Um exemplo é o palácio Araguaia, sede do poder executivo com painéis históricos gigantes. A Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça também ficam na praça.
O Cruzeiro, local da 1ª missa de Palmas; a Rosa dos Ventos, que marca a cidade como o Centro Geodésico do Brasil; o maior relógio de sol horizontal do país; a Súplica dos Pioneiros e o Memorial Coluna Prestes estão entre os atrativos turísticos para quem passeia pelo centro da capital.
O Parque Cesamar destaca-se entre as áreas verdes e jardins da cidade. Palmas está encravada na exuberante paisagem do cerrado, no coração do Brasil, ecossistema que empresta grande beleza cênica à capital mais jovem do País. No lado oposto ao lago, as serras do Carmo e Lajeado são opções de ecoturismo para os locais e visitantes.
O distrito de Taquaruçu, distante 30 km do centro da cidade, conta com cerca de 80 cachoeiras, trilhas, rapel e tirolesa. O local é ideal para quem busca aventura ou refúgio entre as serras em volta de Palmas. A gastronomia e o artesanato também são atrativos de Taquaruçu.
Palmas ainda é a porta de entrada do Jalapão. A região do Tocantins é considerada um dos destinos mais fascinantes de natureza e aventura do Brasil. O roteiro turístico tem aspecto de savana e deserto mesclado por dunas, nascentes, rios, cachoeiras e fervedouros que atraem visitantes do mundo inteiro. O Jalapão é o berço do capim dourado, matéria-prima do artesanato típico tocantinense. A fibra se transforma em bijuterias que reluzem como o ouro.
História
A fundação da cidade, em 20 de maio de 1989, coincide com a data do lançamento da Pedra Fundamental, no coração do local. As obras foram iniciadas oito meses após a criação do Estado do Tocantins ter sido oficializada na Constituição Federal de 1988.
Durante a construção, Miracema do Tocantins sediou o governo provisório. A instalação da capital ocorreu em 1º de janeiro de 1990 e recebeu o nome Palmas em homenagem a Comarca de São João da Palma, atual Paranã, sede do primeiro movimento separatista do antigo norte de Goiás, em 1809.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil
registrado em:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário