sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Educação entrega certificado a 80 alunos de cursos de capacitação

2017-12-08 10:51:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
Educação digital é um dos conteúdos trabalhados
A rede municipal irá entregar na quarta-feira (13), às 15 horas, no auditório da Secretaria de Educação, os certificados de 80 alunos e profissionais da educação que concluíram cursos de capacitação promovidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) .
Trinta e cinco integrantes do programa Nova Vida vão se formar em informática básica com ênfase em novas tecnologias e recursos digitais. Na lista também estão 20 estudantes do programa Correção de Fluxo Escolar, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, que fizeram parte da oficina “LibreOffice Impress com elaboração de histórias em quadrinhos”.

A formatura também contará com 27 integrantes do curso de "Informática Básica", que são estudantes do Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola, Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo e Engenho da Praia. Criado no ano de 2009, o Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional já formou e capacitou cerca de dois mil participantes. O núcleo oferece cursos voltados para educação digital.

Segundo a coordenação do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional, os cursos atraem os profissionais da educação, em especial, educadores que fazem uso de estratégias virtuais para contribuir com o processo de ensino.

Jovens do Nova Vida aprendem tecnologia e informática

Um dos destaques da programação do NTM é a integração dos participantes do Nova Vida, que têm de 14 a 17 anos e 11 meses. O Nova Vida é formado por jovens que apresentam situação de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. Durante o curso, os alunos aprenderam a criar contas no gmail, configurar e-mail e contatos, editar textos, formatar, gravar e elaborar textos oficiais como: memorando e ofício, criação e configuração de planilhas eletrônicas, apresentação por slides, formatação e apresentação, elaboração de convites, tags e folders, redes sociais, criação e elaboração de vídeos no Youtube.

De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, a proposta da rede municipal é envolver a comunidade escolar em formações que visam à atualização. “Eles aprendem ferramentas digitais que fazem diferença no dia a dia. Estamos muito felizes com o comprometimento dos profissionais e alunos”, comenta.

Para frequentar o programa, alunos devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Os integrantes do programa recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura. Eles também recebem noções básicas de português, matemática e atendimento ao público.

Novos cursos começam em março

A programação de cursos também beneficia professores das salas de aula e dos 38 laboratórios Proinfo (Ministério da Educação), que trabalham com estudantes do 1º ao 9º ano. A previsão é que a grade de novos cursos seja oferecida a partir do mês de março de 2018. As formações contribuem com educadores que fazem uso de estratégias virtuais.

Alex Bogado lembra que alguns professores da rede municipal estão adotando o método da "sala de aula invertida", em que o aluno é convidado a estudar previamente o tema da aula com o apoio das ferramentas on-line. “Assim, durante a exposição do tema pelo professor, o estudante tem a oportunidade de aprofundar o que aprendeu sozinho e aplicar os conceitos por meio de projetos, debates com os colegas ou tirando dúvidas, facilitando assim a compreensão do conteúdo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário