Inaugurada nova escola nas Malvinas
2017-12-19 17:21:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joice Trindade
Foto: Ana Chaffin
Durante solenidade, programa Analfabetismo Zero é lançado para começar em 2018
O novo espaço inaugurado vai atender cerca de 200 alunos na faixa de dois e três anos. Colocar todas as crianças acima de dois anos na escola é outra meta do governo, que está sendo cumprida com as inaugurações de escolas para educação infantil.
A solenidade de inauguração foi aberta pela banda da Secretaria de Educação, e contou com representantes da pasta, gestores, profissionais de ensino, familiares da professora Zélia de Souza Aguiar, convidados e os vereadores Valdemir da Silva (Val Barbeiro) e Márcio Bittencourt.
A programação contou com palavras dos pastores Valber Rangel, Paulo de Tarso e do padre Glaison Lima Silva. Na ocasião, o prefeito de Macaé , Dr. Aluizio, agradeceu o apoio de todos e destacou a importância de mais um espaço escolar.
- Nossas crianças e familiares precisam de espaços como este nas Malvinas e no Estádio Moacyrzão, inaugurado ontem. Além de contribuir com a formação da cidadania, reduziremos o déficit educacional para que sejam criadas novas oportunidades para os alunos e para que haja crescimento entre as famílias. É do simples que o grande se constrói. Mesmo diante de desafios, precisamos enfrentar as dificuldades com sabedoria e serenidade -, destacou o prefeito.
Já o secretário de Educação, Guto Garcia, agradeceu a presença de todos e elogiou as superintendentes administrativas pela condução dos trabalhos em 2017. "A ideia do prefeito em agregar em uma escola, um espaço esportivo, cultural e educacional, é de suma importância. Agradeço a parceria das secretarias de Cultura, Esportes e Adjunta de Patrimônio, a equipe da Superintendência de Educação Infantil, Educação Básica e Administrativa, respectivamente com Mariana Duarte, Leila Clemente e Ana Paula Aguiar", frisou.
Todas as escolas terão turmas para alfabetização
Sobre o Programa Analfabetismo Zero, Guto disse que em 2018 todas as escolas terão turmas para alfabetização e haverá parcerias com as igrejas e com o Estratégia Saúde da Família (PSF). "Tenho uma reunião com a equipe do ESF para que possamos juntos identificar os analfabetos em Macaé. Muitos têm vergonha de se assumir analfabeto, precisamos localizar e trazer essas pessoas para serem alfabetizadas", pontuou.
O secretário acrescentou a proposta de universalizar o atendimento aos alunos acima de dois anos. "Com a inauguração da Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar, a rede vai atender à demanda de cerca de 700 alunos nas Malvinas. A nova escola vai assistir cerca de 200 alunos na faixa de dois e três anos. Já a unidade Wanderley Quintino Teixeira atinge alunos de dois a cinco anos. Por ter três andares, a Escola Professor José Bruno de Azevedo conta com estudantes na faixa de quatro e cinco anos", detalhou.
Homenagem marca inauguração
A inauguração foi marcada por homenagens aos familiares da professora que dá nome à escola e futuros gestores. Entre eles estavam Hingrid de Aguiar Silva (neta), Ana Paula Aguiar (sobrinha) e Ilton José Drumond de Aguiar (neto). "Estamos felizes com a homenagem à minha avó, que foi uma educadora que se dedicou muito à região serrana", comentou Hingrid.
Também homenageadas, as diretoras Josenilda Laurindo (geral) e Alessandra Martins (adjunta) agradeceram pela confiança e parceria. A aposentada Ilza Nunes e a dona de casa Renata Viana ressaltaram que a escola vai facilitar o dia a dia das mães das Malvinas. "Temos muitos parentes que vão procurar vaga nesta escola, pois é perto de casa", comemoraram.
Zélia de Souza - A nova escola recebe o nome de Zélia de Souza Aguiar em homenagem a uma professora que foi pioneira na educação rural, na serra de Macaé, no distrito de Areia Branca. A educadora lecionou por 52 anos na região serrana. Pela área não contar com escola na época, ela passou a dar aulas em casa. O marido de Zélia, então doou um terreno para a construção da escola pela Prefeitura de Macaé. O comprometimento da professora com a educação é sempre lembrado pela população, em especial os moradores da Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário