quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Balanço Saúde 2017: investimentos marcam o ano

2018-01-31 15:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto do Centro Integrado de Administração da Saúde
Foto: Equipe Secom
Implantação de mais equipes de Estratégia Saúde da Família e inauguração do Centro Integrado são algumas das ações de 2017
Os investimentos para melhoria da infraestrutura e a modernização de equipamentos foram as prioridades da gestão da saúde no ano de 2017. Em dezembro, o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) recebeu novos equipamentos no setor de imagem. Foram adquiridos pelo Governo Municipal um tomógrafo multislice, um arco cirúrgico e uma bomba infusora.
Referência regional, o HPM realizou, aproximadamente, 183 mil atendimentos, nos setores de pronto atendimento, emergência e maternidade. Ao longo do ano passado também foram registrados 11.564 internações, 75.192 exames de diagnóstico por imagens como raios X, tomografia e ultrassonografia. Além de contar com 33 especialidades médicas, a unidade possui serviços de fisioterapia, psicologia, serviço social, odontologia e fonoaudiologia, que juntos, somaram 200.981 atendimentos.

Dentro desta perspectiva, o centro cirúrgico do Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), localizado no Trapiche, foi reformado. A unidade, considerada referência no atendimento de emergência da população da área rural do município, é também polo de cirurgias eletivas.

A Secretaria Adjunta de Média e Alta Complexidade possui outras unidades de atendimento de emergência como os prontos-socorros de Imbetiba, Aeroporto e Sana, além das Unidades de Pronto Atendimento da Barra e do Lagomar, o Centro de Especialidades e o Serviço Móvel Emergência 192.

Com objetivo de integrar os setores e facilitar o andamento e a resolução dos processos, foi inaugurado o Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS). A iniciativa faz parte das ações de governo para economia com pagamento de aluguéis. No local trabalham cerca de 150 pessoas.

Outra medida da Secretaria de Saúde foi a implantação de 10 novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que passou a atender mais 40 mil pessoas. A meta do governo é contribuir para a universalização da cobertura da Atenção Básica.

Para aprimorar a política de bem-estar animal, implementada no município, foi inaugurada a Unidade de Castração de Cães e Gatos, no bairro Lagomar. É o primeiro posto de controle populacional animal da cidade, com capacidade para atender e castrar até seis animais por dia.

Prefeitura imuniza 192 mil pessoas contra a febre amarela

Durante o ano de 2017 foram imunizadas contra a febre amarela 192 mil pessoas, em Macaé. A vacinação aconteceu em vários postos do município, incluindo a região serrana, que contou com monitoramento domiciliar. A ação foi uma medida preventiva e buscou criar um cinturão imunológico, considerando os cinco casos confirmados da doença no município nesse período. Lembrando que a cidade inclui no calendário básico a vacinação contra a febre amarela a partir dos nove meses de idade.

Prefeitura aplica 300 mil doses de imunobiológicos

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou 320.946 mil doses de imunobiologicos em 2017: vacina BCG intradérmico (4.400); vacina contra febre amarela (192.000); vacina contra hepatite A (3.900); vacina contra hepatite B (14.500); vacina contra pólio inativa (13.580); vacina contra pólio oral (11.510); vacina contra raiva (1.070); vacina dupla adulto (12.500); vacina meningocócica conjugada c (10.400); vacina oral de rotavírus humano (6.130); vacina HPV- papilomavirus humano (8.140), vacina pentavalente (8.250); vacina pneumocócica 10 valente (9.050); vacina tetraviral (src + varicela) (1.050); vacina contra varicela (3.206); vacina tríplice (dtp) (8.950); vacina dtpa (reforço)(4.300) e vacina tríplice viral (8.010).

HPM conta com novos equipamentos de imagem

O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) conta com novos equipamentos para o setor de imagem, visando à melhoria da qualidade do atendimento. Foram adquiridos um tomógrafo multislice, um arco cirúrgico e uma bomba infusora, todos de alto nível de tecnologia, que garante mais conforto e rapidez para os usuários. A unidade já possuía os aparelhos mas, devido à grande demanda, há necessidade permanente de atualização, sobretudo na área da medicina diagnóstica, possibilitando, assim, melhor trabalho de avaliação das diversas especialidades.

Os novos equipamentos são o diferencial, principalmente nos casos do atendimento de emergência. O tomógrafo é 16 vezes mais rápido, pode fazer um exame de crânio em quatro segundos, com o dobro de resolução de imagem.

Projetos humanizam atendimento no HPM

No dicionário, a palavra humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano. E na saúde altera o modo como usuários e trabalhadores da área interagem. Na busca pelo melhor atendimento, o Hospital Público Municipal (HPM) conta com diversas ações, entre iniciativas próprias e voluntárias que transformam o ambiente. Os projetos "Classe hospitalar", "Rir para não chorar" e "CantoRia" são alguns exemplos.

Atendimento do HPM cresce 58% em dois anos

O Hospital Público Municipal (HPM) é referência na região em serviços de média e alta complexidade. Desde a sua expansão, em julho de 2015, a unidade aumentou, em dois anos, sua capacidade de atendimento em 58%. De 9,5 mil atendimentos mensais, atualmente, são 15 mil. O hospital realiza por mês 500 cirurgias, entre maternidade, eletiva e urgência, além de 7.350 exames de imagem.

De maio a agosto de 2017 , por exemplo, o pronto atendimento e a maternidade tiveram um aumento de 6,3% e 23,5%, respectivamente, ao comparar o mesmo período de 2016. Nesse período foram 60.436 atendimentos, incluindo emergência, que teve uma redução de 16,9%. Entre os procedimentos cirúrgicos, registra-se elevação de 18,6%.

Inaugurado o Centro Integrado de Administração da Saúde

O Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS) foi inaugurado em julho de 2017. O local fica na Rua Darcílio Possati, 134 (antiga Rua Proletariado, onde funcionava o supermercado J.Pavani), no bairro Visconde de Araújo. A inauguração integrou a programação de aniversário de Macaé, que completou 204 anos em 29 de julho do ano passado.

O centro tem como proposta facilitar a gestão da Saúde no município, recebendo os setores administrativos da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, Coordenação de Recursos Humanos, Divisão Farmacêutica, Gerência de Assistência em Saúde, Gerência de Vigilância em Saúde, Coordenação de Enfermagem, Coordenação ESF/NASF, Coordenação PADT/SAD, Vigilância Epidemiológica, Dados Vitais, Fundo Municipal de Saúde, Setor de Compras e Contratos e o Centro de Controle de Zoonoses.

A integração dos setores busca oferecer celeridade, facilitando o andamento e a resolução dos processos. No local trabalham cerca de 150 pessoas. Outro ponto positivo é a economia que foi gerada. Com o novo prédio, que possui 34 salas, foi reduzido o valor destinado ao aluguel de outros imóveis.

Na área, que possui cerca de quatro mil metros quadrados, também funcionam o Almoxarifado de Consumo e Almoxarifado de Medicamentos. O espaço possui maior capacidade de armazenamento e permitirá que o número de pedidos seja em maior quantidade, o que resulta também em economia, porque quanto maior for o pedido de medicamentos comprados, menor o preço de cada item.

O CIAS fica próximo ao Terminal Central, facilitando o acesso da população à Farmácia Central e à Ouvidoria.

Hospital do Trapiche é referência para região serrana

Com pouco mais de 10 anos de atividades, o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), localizado no Trapiche, é responsável pelo atendimento da população serrana, sendo um importante polo cirúrgico do município. Uma das principais características do Hospital é a realização de cirurgias eletivas, e isso está se confirmando a partir da comparação com o ano de 2016, quando o crescimento foi de 45%.

Em 2017, foram 853 cirurgias como cisto de ovário, nódulo de mama e testículo, mioma, laqueadura, fimose, entre outras. O aumento das especialidades médicas disponíveis para realização de cirurgias contribuiu positivamente para este quadro. As pequenas cirurgias, que compreendem drenagem de abscesso, retirada de corpo estranho e suturas, e outras, totalizaram no ano de 2017, 1.385 procedimentos.

Dados do Hospital da Serra apontam uma redução significativa nos atendimentos referentes a violências, acidentes e traumas. Através do levantamento realizado entre os anos de 2016/2017, constata-se que houve uma diminuição de 27% das violências, acidentes e traumas, 1.660 e 1.224, respectivamente.

Quanto aos acidentes automobilísticos, houve uma queda no índice de 23% em comparação com o ano anterior, 36 registros em 2016 e 28 no ano passado. Já com relação aos traumas, houve uma diminuição de 53%, foram 775 em 2016, contra 367 em 2017.

Macaé amplia rede de saúde preventiva

Tornar a atenção básica como a principal porta de entrada da rede de saúde e evitar a lotação dos hospitais e emergências da cidade é a meta da Secretaria de Saúde de Macaé. Desde janeiro de 2017, o município conta com 10 novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que estão atendendo mais 40 mil pessoas.

Com a implantação das novas equipes, o município passou a contar com 46 grupos de ESF, que atendem 160 mil macaenses, o que corresponde a cerca de 70% da população.

Ao longo do ano foram 124.733 consultas médicas, sendo cerca de 8,1 mil visitas domiciliares. Já os atendimentos de enfermagem totalizaram 43.412, sendo cerca de 5,1 mil visitas domiciliares.

Cerca de 180 mil atendimentos de técnicos de enfermagem foram computados, destes, 7.130 visitas domiciliares. Os Agentes Comunitários de Saúde fizeram cerca de 463 mil visitas domiciliares.

Foram realizadas cerca de 19 mil consultas de pré-natal e aproximadamente 23 mil consultas a pacientes diabéticos, 56 mil a pacientes hipertensos, 11.800 de puericultura e 690 grupos de Educação em Saúde.

Macaé deflagra campanha de combate à dirofilariose

Como parceira da Sociedade de Cardiologia Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), realizou a primeira campanha de combate à dirofilariose na cidade.

A doença atinge os cães e gatos de qualquer idade e, ocasionalmente, pode atingir também o ser humano. A prevenção desta doença é simples, porém seu tratamento é complicado, de longa duração e custo elevado.

Serra: Saúde amplia Serviço Móvel de Emergência

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Serviço Móvel de Emergência (192), ampliou o atendimento na região serrana. A unidade de saúde do distrito de Glicério, passou a contar com uma ambulância 24h. Agora, são quatro pontos de assistência na região: Bicuda, Sana, Glicério e Trapiche, sendo esta última modelo intermediário/avançado, com suporte para pacientes graves.

Mesmo a ambulância estando baseada na unidade de saúde, é importante que a população ligue para os telefones do serviço (22) 2762-0192 e 2796-1168, pois a equipe da regulação fará a triagem e irá distinguir se o atendimento necessita de uma ambulância básica ou avançada. O serviço funciona 24 horas e a população deve ligar somente em caso de necessidade. Em 2017, foram registrados 10.966 atendimentos, seja na residência, via pública, transporte de pacientes para parecer de especialista em outra unidade, para realização de exames, procedimentos, intra-hospitalar, entre outros.

Odontologia realiza mil procedimentos por mês

O CEO oferece atendimento de emergência 24 horas e marcações para tratamentos específicos. O local conta com especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras).

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Márcio José Rodrigues Barcelos oferece atendimento gratuito à população. O local é destaque na implementação de políticas públicas no setor de saúde bucal, com cerca de mil procedimentos por mês.

O CEO conta com 36 profissionais atendendo em 31 unidades. Nos casos de emergência 24 horas não é necessário encaminhamento. O local também conta com atendimento a bebês e crianças.

Odontologia do Parque Aeroporto recebe novos equipamentos

O atendimento odontológico, realizado no pronto-socorro do Parque Aeroporto, oferece dois consultórios com equipamentos novos para a população, principalmente os moradores da localidade e do Lagomar, da Barra de Macaé, das Ajudas de Baixo e de Cima, da Fronteira e do Imburo.

As mudanças garantem melhor acesso aos tratamentos dentários. São 20 dentistas e dez auxiliares de saúde bucal atendendo no local. Em um consultório, a assistência é de emergência, ocorrendo todos os dias da semana por 24 horas. No outro, o atendimento é ambulatorial.

Casa do Curativo realiza tratamento de queimados

A Casa do Curativo também oferece tratamento para queimados. O local é referência na região. No tratamento é utilizado uma placa de Aquacel Ag, que ajuda absorver melhor as secreções dos ferimentos. O procedimento é indicado para queimaduras de segundo grau profundas. Já nas de terceiro grau, com indicações de enxertos, os pacientes são encaminhados para o hospital.

Macaé oferece tratamento para varizes

Em 2017, a Casa do Curativo iniciou também uma nova técnica para o tratamento de varizes: a escleroterapia com espuma. O método é indicado para pacientes com insuficiência venosa, alguns já portadores de úlcera varicosa - quando a inflamação na veia chega ao ponto de necrosar a pele e abrir ferida.

Pelo Sistema Único de Saúde, o atendimento é vedado para fins apenas estéticos. Atualmente estima-se que 70% da população adulta tenha algum tipo de variz.

Drone ajuda a combater Aedes aegypti

Utilizando o drone como ferramenta de mapeamento dos possíveis focos do Aedes aegypti, a prefeitura, com atuação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus. As imagens feitas pelo drone são recebidas para que seja feito um planejamento adequado na realização das ações.

Centro de Controle de Zoonoses realiza cerca de 300 mil visitas domiciliares 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), responsável pela vigilância ambiental em saúde em Macaé, realizou 368.571 visitas domiciliares no município. A ação é contínua e consiste em visitas de rotina para o controle do Aedes aegypti. O CCZ também desenvolve outros trabalhos, entre os mais procurados estão o controle de roedores, com 8.653 mil solicitações atendidas e o caramujo africano, com 70 atendimentos em 2017, além de ações educativas, com 156 palestras realizadas em escolas, empresas e intuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário