quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Obras em vias do Tenoné continuam em ritmo acelerado

29/01/2018 13:26
Começou nesta segunda-feira, 29, o asfaltamento de um novo trecho da rua Quinta Linha, do bairro do Tenoné. A obra teve início em junho do ano passado. Aproximadamente 250 metros da Quinta Linha, entre as travessas Alacid Nunes e São Francisco, já foram atendidos com obras de drenagem profunda com tubulação dupla, linha d’ água, construção de meio fio e calçadas, e agora começam a receber a pavimentação, a um valor de R$ 2 milhões.
Toda a extensão da via é de 1.050 metros e mais 80 metros de lançamento de águas pluviais, no conjunto Laranjeiras. As obras no Tenoné, que vão contemplar 40 ruas das proximidades, estão orçadas em cerca de R$ 11 milhões e vão acabar com os problemas de alagamentos enfrentados pelos moradores da área. O prefeito Zenaldo Coutinho visitou a obra na manhã de hoje, 29. 
Um dos maiores problemas encontrados na via era que tubulação de drenagem antiga era feita por um tubo de 40 centímetros de diâmetro e estava totalmente comprometida em vários trechos, o que dificultava o escoamento da água da chuva e causava alagamentos.
O primeiro trecho das obras de saneamento da Quinta Linha, entre a avenida Principal do conjunto Maguari e a travessa Alacid Nunes, foi entregue em dezembro do ano passado. O financiamento da obra é do Governo do Estado do Pará, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), da Secretaria de Planejamento (Seplan), e contrapartida da Prefeitura Municipal de Belém.
Benefícios - O prefeito Zenaldo Coutinho lembrou que, além da obra na Quinta Linha, outras ruas às proximidades serão beneficiadas. “Esta via é mais uma que recebe drenagem profunda, calçadas e pavimentação, ou seja, dignidade. Além desta rua, várias outras serão beneficiadas, em uma parceria da Prefeitura e o Governo do Estado para beneficiar as comunidades, e mostrando que o dinheiro com o qual vocês pagam seus impostos voltam a todos em forma de benefícios”, disse o prefeito.
Uma das vias do entorno da obra que vai ser contemplada é a travessa São José de Ribamar. A senhora Luiza da Costa, moradora da rua há 20 anos, recebeu a notícia, em primeira mão, dada pelo prefeito. “Essa rua tinha que entrar no cronograma da obra maior e já esperamos há muito tempo por ela. Eu sou uma das pessoas que mais pede por este local, vou atrás mesmo. Espero que eu e meus vizinhos tenhamos asfalto em nossas portas”, disse dona Luiza.
A engenheira da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Nelma Siqueira, informou que até sexta-feira, dia 2, toda a primeira parte da obra na Quinta Linha, a partir da rua Alacid Nunes, já estará asfaltada e com todas as calçadas reconstruídas.  
O autônomo Alonso Oliveira, que mora em uma parte em que as obras já estão prontas, disse que foi uma grande alegria ter a rua asfaltada, mas reclamou da coleta do lixo, que, segundo ele, está falhando. “O problema são as pessoas mal educadas que colocam o lixo na rua quando não é o dia correto. E assim, se falha a coleta, o lixo acumula”, denunciou. Zenaldo Coutinho acionou a Sesan para ter maiores informações sobre o problema e solucioná-lo.
A previsão de entrega total das obras é de mais 120 dias. Dentro do cronograma já estão prontas as vias Sexta Linha, rua Manaus, rua Belém, rua Aracaju, rua Maceió, e a ligação entre as ruas Manaus-Belém.
Vão entrar em obras ainda as passagens São Francisco, Três Marias, São José de Ribamar, São Luís, Central, Tiradentes, Nova República e Laranjeiras.
Por Dedé Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário