terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Orla de Camburi vai ficar de cara nova com coqueiros e proteção de restinga

Publicada em 29/01/2018, às 15h52
Por Amilton Freixo de Brito (afbrito@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

André Sobral
Praia de Camburi
Praia de Camburi vai receber o plantio de 200 coqueiros, melhorando o sombreamento na região(Ampliar imagem)
Um estudo que está sendo concluído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) prevê o plantio de cerca de 200 coqueiros em toda a orla de Camburi. Serão cerca de 10 ilhas a cada 500 metros para cobrir toda a orla, proporcionando embelezamento do local e sombra para as pessoas que frequentam a praia.

Proteção da restinga

Está em curso também um projeto de paisagismo em toda a cidade tocado pela Semmam. A orla de Camburi, as Ilhas do Boi e Frade e a orla na altura do Iate Clube até a Curva da Jurema estão recebendo os serviços de recuperação e replantio de espécies de vegetação de restinga e o cercamento para a preservação.
Serão 10 hectares de área onde a vegetação de restinga será toda refeita, dentro do que prevê o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), conforme Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que foi assinado entre a Prefeitura e a Infraero como compensação ambiental para as obras do novo aeroporto de Vitória.
Além dos coqueiros que irão compor a paisagem urbana da orla de Camburi, a vegetação de restinga é uma forma eficiente de conter a erosão e evitar que a areia seja lançada pelo vento para o asfalto, além de ser um ponto de parada para diversas aves migratórias do nosso ecossistema.

Ocupação

Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi
Área de restinga na orla de Camburi está sendo recuperada e cercada(Ampliar imagem)
"A praia vai receber 200 novos coqueiros para aumentar o sombreamento e toda a área de restinga está sendo protegida pela primeira vez. É uma área que já ganhou nova iluminação e está sendo frequentada até de madrugada, com luau e atividades esportivas. A orla de Camburi está sendo ocupada pelas famílias", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Ele ainda lembrou a melhoria na qualidade da água de Camburi. "Nós estamos trabalhando na nova praia de Camburi. Isso envolve a melhoria da qualidade da água, levando em consideração que 85% do tempo a água das praias de Camburi passou a ser balneável após, desde 2013, ligar 7 mil esgotos e aumentar o valor da multa para que as pessoas fizessem a ligação à rede. Temos dialogado com a Cesan para resolver o problema do esgoto. Os quiosques deram uma nova vida à praia, com 80 mil pessoas passando por lá neste verão".

Árvores

Para a implantação do novo paisagismo, não haverá supressão de árvores, de acordo com o titular da Semmam, Luiz Emanuel Zouain. "Estamos fazendo levantamentos de quantidades a serem plantadas, espaçamento e o valor a ser investido. Um plano de paisagismo atrelado à arborização é o melhor cenário para uma cidade como Vitória", destacou.
O secretário também salientou a importância da vegetação de restinga. "Ecologicamente, a vegetação de restinga é muito importante, por ser uma vegetação de transição da orla com a Mata Atlântica. A vegetação de restinga é protetora em relação ao nível do mar e para fixação das dunas de areia", destacou Luiz Emanuel.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário