quinta-feira, 21 de junho de 2012


 ONDE MORA O PERIGO:

Número de inelegíveis sobe 39%

Com base no documento com cerca de 6,8 mil nomes que entregou, na tarde de terça-feira, à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Rocha, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, avalia que o número de pessoas que podem ficar inelegíveis nas eleições municipais de 2012 devido ao mau uso do dinheiro federal subiu 38,8% em relação a 2010.

Zymler explica que a lista é formada por pessoas ligadas às três esferas da administração que tiveram contas rejeitadas pelo TCU nos últimos oito anos, sem possibilidade de recurso. No entanto, o número de inelegíveis não é definitivo, e cada caso deve ser analisado pela Justiça Eleitoral de acordo com a legislação em vigor sobre o assunto, como a Lei da Ficha Limpa.

O TSE encaminhará a lista para todos os tribunais eleitorais locais, que definirão se o candidato é ou não inelegível segundo esses critérios. Na opinião do presidente do TCU, o aumento de casos de contas rejeitadas “significa pouco” e é explicado pelo maior controle da administração pública.  “Tivemos ampliação das nossas esferas de controle, então é natural que tenha um crescimento vegetativo de responsáveis com contas julgadas irregulares”, assinala Zymler. Ele prefere não dizer se os casos de corrupção e desvio de verbas aumentaram no período, pois o Tribunal de Contas não analisa os detalhes de cada caso.

Metodologia influencia
O secretário adjunto de planejamento do TCU, Marcelo Eira, destaca que o número de inelegíveis também cresceu devido a uma mudança na metodologia da lista. Até 2010, o tribunal informava apenas os servidores públicos ou funcionários comissionados que tinham contas rejeitadas. “Neste ano, passamos a incluir na lista não só os gestores públicos, mas qualquer pessoa que tenha feito mau uso do dinheiro, como representantes de organizações não governamentais, por exemplo”. (ABr)


MACAÉ:

Escolas vão receber novos materiais pedagógicos

Foto: O material já está sendo enviado às unidades de en
Os professores que fazem parte do Programa Escola Ativa participaram de um encontro de formação continuada para a utilização dos novos materiais enviados pelo Ministério da Educação. O curso aconteceu nesta segunda-feira (18), na sede da Secretaria de Educação. Além de conhecerem os materiais e receberem uma apostila com as instruções para melhor uso deles, os profissionais tiveram a chance de realizar dinâmicas e jogos que, posteriormente, serão postos em prática nas salas de aula.

O Programa Escola Ativa tem a finalidade de minimizar a distorção série-idade, além, de desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade. A intenção é qualificar os profissionais com um curso voltado para a Tecnologia Educacional.

- Com o programa Escola Ativa, as classes multisseriadas do campo estão conseguindo avançar na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E uma das principais estratégias do programa, além de capacitar professores, é disponibilizar recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno. É mais uma forma de estimular esse aluno, o motivar e despertar a curiosidade, desenvolvendo sua agilidade, concentração e raciocínio – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

A coordenadora do Escola Ativa, Ana Dutra, explica que esta é mais uma etapa de implementação do programa do MEC em parceria com a Secretaria de Educação e afirma que a aquisição deste material facilita o processo ensino-aprendizagem dos alunos.

- Acabamos de receber os kits pedagógicos e estamos realizando esta formação complementar o trabalho nas escolas de classe multisseriada. Elaboramos ainda uma apostila para auxiliá-los na utilização dos materiais, são de grande valia. Os professores se empenharam demais para realizar este excelente trabalho que reflete na satisfação dos alunos, pontuou.

Os jogos pedagógicos recebidos pela equipe do “Escola Ativa” são compostos por Ábaco Vertical Aberto, Material Dourado, Tangran, jogo de números com pinos emborrachados, Escala de Cusenaire, Jogo Pedagógico Bloco, Jogo de Xadrez, Alfabeto Móvel Cursivo, Alfabeto Móvel Script, Jogo de Memória de Sílabas, réguas, esquadros, compassos, transferidores, globos terrestres, réplicas do esqueleto humano, dentre outros. Todos já estão sendo enviados as unidades de ensino para que sejam utilizados ainda neste semestre letivo.

A professora Andressa Bruno, da Escola municipal Zélia de Souza Aguiar, no distrito de Areia Branca, comemora o fato de ter recebido mais recursos para que as turmas avancem cada vez mais em seu aprendizado.

- Para nós estes cursos são muito bons, não só para utilização em sala de aula, mas também para o nosso conhecimento, pois muitas vezes não tínhamos esta oportunidade. Com este material vamos poder trabalhar muito melhor, já que as crianças vão poder lidar com algo concreto. Para eles isso é de grande valor, disse.

Já Dilcéia Ribeiro, da Escola Municipoal Crubixais de Cima, no distrito do Frade, afirma que os jogos poderão contribuir ainda mais no dia a dia dos alunos na escola.

- Os alunos têm acesso a alguns recursos, como televisão, e até mesmo a alguns jogos também. Só que os jogos do “Escola Ativa”, acredito, vão acrescentar muito mais no aprendizado deles, complementou.

O “Escola Ativa” é desenvolvido nas unidades municipais Duas Barras (Glicério), Crubixais de Cima (Frade), Boa Alegria (Sana), Madressilva (Trapiche), Joaquim Breves (Sana), Zélia Souza Aguiar (Areia Branca), Carlos Gaspar (Sana) e Augusta Franco (Bicuda Pequena).

Nenhum comentário:

Postar um comentário