terça-feira, 26 de junho de 2012

QUISSAMÃ:

Complexo em Barra do Furado recebe novo guindaste

Novo guindaste vai agilizar obra - Foto: DivulgaçãoNovo guindaste vai agilizar obra - Foto: Divulgação   A instalação do sistema sand by pass (transpasse de areia), que representa o primeiro passo para a implantação do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, está avançando cada vez mais. As estacas do pier do sistema já estão instaladas na praia quissamaense e seguirão para o mar com a ajuda do Cantiteravell (guindaste sobre estrutura metálica), que começou a operar nesta segunda-feira (25).

O pier terá 350m de comprimento, sendo 200m na areia da praia e 150m no mar, e compõe a tecnologia australiana do sistema sand by pass. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, a construção do pier, com apoio do guindaste, representa um avanço maior na estruturação da obra. “A operação do Cantiteravell representa uma técnica que caminha sobre trilhos e coloca as estacas no mar com o máximo de segurança”, informou.

Caberá ao guindaste colocar cada uma das estacas, avançando para o mar até 150m, finalizando a implantação do pier que começou na praia. Esta fase das obras deve terminar em agosto próximo. Com a estrutura pronta, serão colocadas bombas, retirando areia de Barra do Furado e depositando no balneário de Campos dos Goytacazes. Esta instalação e o início do transpasse de sedimentos deverão durar cerca de oito meses.

Empreendimento — O by pass é um sistema importado da Austrália, usado pela primeira vez na América Latina. O processo representa uma dragagem do Canal das Flechas (entre os municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes), que vai permitir o tráfego de embarcações com profundidade de até 9m na embocadura e 7m no interior, para construção de navios de até 150m de comprimento.

O Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado deverá gerar 3.500 empregos diretos e 9 mil indiretos, contribuindo para o desenvolvimento da região Norte Fluminense e avançando na construção da indústria naval, ao lado do superporto do Açu, no município de São João da Barra.


Anunciado início das obras da Usina Cana Brava

Palestras atraíram produtores - Foto: Genilson PessanhaPalestras atraíram produtores - Foto: Genilson Pessanha A prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Quissamã (COOPQ), promoveu na tarde de sexta-feira (15), um ciclo de palestras direcionadas a este público-alvo. Na ocasião, foi anunciada a implantação da Usina Cana Brava no município, através do empresário Ludovico Giannastácio. O evento foi realizado numa tenda, situada em frente ao Tattersal do Parque de Exposições, que ficará aberta até domingo (17), das 17h às 23h, onde estão expostos, do lado de fora, antigos e modernos tratores de proprietários do município, assim como mostras de canas-de-açúcar local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Carneiro, apresentou um histórico do ciclo da cana-de-açúcar em Quissamã, contextualizando também a sua produção no país. Destacou os ciclos da cana-de-açúcar; a cana no Norte Fluminense (séc. XVIII a XIX); falou sobre o 1º Engenho de Quissamã, situado na Fazenda Machadinha pelo Capitão Manoel Carneiro da Silva, em 1770; sobre o Engenho Central de Quissamã, o primeiro no Brasil, criado em 1877, pelo Barão de Monte Cedro.

Haroldo Carneiro falou ainda sobre o fechamento das usinas do Estado do Rio, entre 1980 a 2012; do aumento da produção de cana-de-açúcar no Brasil, neste mesmo período, passando de 200 para 600 milhões de reais por ano; e que, de 2000 a 2010, iniciou-se a abertura de cinco engenhos de açúcar mascavo e melado; e, em 2010, a instalação da Usina Cana Brava em Travessão, em Campos dos Goytacazes, sendo a primeira usina construída no Norte Fluminense noa últimos 50 anos.

“O prefeito Armando Carneiro entrou em contato com o proprietário da Usina Cana Brava, o empresário Ludovico Giannastácio, para que Quissamã possa desenvolver uma nova planta. Moderna e de acordo com novos padrões do século XXI, através da parceria da Cooperativa Mista, destacando a força de vontade do produtor rural e do presidente desta Cooperativa, João de Nilo, que sempre acreditou na retomada de uma usina de cana-de-açúcar aqui no município”, ressaltou o secretário.

Logo em seguida, o proprietário da Usina Cana Brava, Ludovico Giannastácio, anunciou o início das obras da nova usina em Quissamã, que conta com o apoio do Governo do Estado e de incentivos fiscais, que tornarão o projeto concreto e real. “A ideia é repetirmos aqui em Quissamã o que foi feito na Usina de Campos há quatro anos, ou seja, replicar este projeto, cujas obras já começam no segundo semestre deste ano”, afirmou.

Ludovico ressaltou que, para a Usina começar a funcionar como deve ser, precisa contar com a parceria de todos os produtores rurais do município e também com as parcerias agrícolas, para que os agricultores possam produzir o suficiente para atender às demandas da nova Usina. “Queremos, a partir de 2013, fomentar a produção de novas lavouras de cana-de-açúcar em Quissamã e fazer contratos com os produtores daqui. Atualmente temos 400 contratos lá na usina de Campos com pequenos, médios e grandes produtores rurais em nosso entorno. Já existe o dinheiro para a construção da obra e toda a situação burocrática para colocarmos a usina para funcionar, mas precisamos da parceria de vocês para tudo dar certo como planejamos”, disse.

Ao final de sua fala o empresário adiantou que, para 2014, possui um objetivo maior – colocar para funcionar ao todo quatro usinas no Norte Fluminense do Estado. “A de Campos está funcionando a todo vapor, vamos começar a construção da de Quissamã, a terceira já comprei e estou procurando um lugar para instalar a quarta usina. Já acertamos a compra da moenda da Cooperativa Mista daqui de Quissamã, temos um escritório aqui no município com técnicos agrícolas que estão à disposição de vocês a qualquer momento. Essa é apenas a primeira reunião entre muitas que ainda virão para que todos vocês fiquem informados do andamento das obras e de tudo que faz parte da Usina Cana Brava de Quissamã”, concluiu Ludovico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário