terça-feira, 26 de junho de 2012

                                            Parque  nacional restinga de jurubatiba,   macaé,

                                             Carapebus e  E e Quissamã , fotos Romulo Campos


Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado jurubatibano norte do estado do Rio de Janeiro, englobando área de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico.

O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade.

A área onde hoje se situa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba era habitada pelos índios Goytacazes, povo que tinha tradição guerreira. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.

Jurubatiba é um dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes, vinte e cinco famílias de pescadores conseguiram autorização para continuar pescando na lagoa de Carapebus, uma das mais ricas em peixes de toda a região.

O Parque também é uma das Unidades de Conservação com maior número de pesquisas científicas em desenvolvimento.

COMO CHEGAR
O acesso é feito através da BR-101, Rio de Janeiro sentido Macaé, percorrendo-se 200 km (de Macaé até a unidade são mais ou menos 20 km); ou de Campos sentido Quissamã, percorrendo-se 60 km (de Quissamã até a unidade são mais ou menos 10 km) ou ainda através de vôos que partem de várias cidades do país.

ONDE FICA
Macaé dispõe de uma vasta rede hoteleira bem preparada para receber visitantes ecom excelentes restaurantes, já Quissamã e Carapebus oferecem serviços em pousadas que são simples, porém aconchegantes e com ambiente familiar.

Principais atrativos:

O visitante tem a opção de realizar 4 (quatro) passeios turísticos em Jurubatiba:
1.Caminhar pelas diversas trilhas existentes na Unidade;
2.Realizar um passeio de bugre, ou outro carro tracionado, entre o balneário de João Francisco (Quissamã) e a lagoa Preta, com opção de banho na lagoa preta;
3.Realizar um passeio de barco entre as lagoas de Carapebus e Paulista, passando por uma porção ainda preservada do canal Campos-Macaé; e
4.Passear de caiaque por diversas lagoas do Parque Nacional.
O visitante ainda pode contar, em todos estes passeios, com a opção de contratar um guia de visitantes devidamente treinado.

CONDIÇÕES DE VISITAÇÃO
O visitante que quiser visitar o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba pode obter maiores informações através dos telefones abaixo, sendo que a sede do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba localiza-se em Macaé, à Rodovia Amaral Peixoto, km 182, nº 5000, no bairro Barreto.

O Parque conta ainda com um centro de visitantes, construído e mantido em parceria com a Prefeitura Municipal de Quissamã, na Praia de João Francisco onde o visitante pode conhecer um pouco da história do parque e de seus atrativos.

Telefone: Em Macaé (22) 2765-6024 / Quissamã (22) 2492-2252/ 2253
E-mail: parnajurubatiba@icmbio.gov.br

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Nenhum comentário:

Postar um comentário