segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

XICO DE PAULA

Começa a contagem regressiva para maior festa popular do planeta




A maior festa popular do planeta começa na sexta feira 13. O carnaval da crise financeira 2015, vai começar envolto em muita superstição, mas o glorioso Rei Momo, bateu  o martelo mandou todos cair na folia. A ordem é para não esquecer a tradição e a diversão. 


Este ano a prefeitura de Macaé, situada ao norte do Estado do Rio, vai inovar. Toda folia de Momo será na praça Veríssimo de Melo, diz os assessores do prefeito que é por medida de economia. O tradicional carnaval da praia de Imbetiba, não acontecerá, antigos moradores da cidade reclamam e não perdoam o prefeito por tomar tal iniciativa. 


Em Macaé a folia começa na Veríssimo de Melo com o já tradicional baile das máscaras. Na ocasião o prefeito em companhia da primeira dama, vai entregar as chaves da cidade ao Rei Momo e a partir daí ninguém mais segura a alegria momesca. A Prefeitura de Macaé  preparou uma estrutura especial para receber as famílias na Praça Veríssimo de Melo, durante o carnaval, com um efetivo da Guarda Municipal,  Defesa Civil, Comissariado de Menores, Conselho Tutelar, Bombeiros e agentes da Secretaria da Saúde garantem o apoio durante todo o evento.

A Prefeitura de Macaé está intensificando os preparativos do Carnaval para garantir um belo espetáculo aos moradores da cidade. Neste ano, a organização do evento é da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) e da Secretaria de Governo.
Na Cidade do Samba, localizada na Linha Verde, as escolas dos grupos Especial e de Acesso já estão preparando as alegorias, carros e fantasias nos sete galpões disponibilizados pela prefeitura para a organização dos desfiles. Os trabalhos acontecem sob a supervisão técnica da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam).
apoio financeiro às agremiações também está em andamento com o pagamento da subvenção às escolas. Segundo o Presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Ricardo Salgado, todas as escolas que estiverem com a documentação em dia receberão a subvenção até sexta-feira (6).
“A subvenção está sendo paga diretamente às escolas, o que garante mais transparência ao processo. É importante que as escolas que ainda não trouxeram a documentação estejam atentas ao prazo para que também possam receber os recursos”, destacou.
Além dos tradicionais desfiles dos bois pintadinhos e das escolas de samba, a prefeitura vai realizar o Carnaval de Rua com atrações em sete pontos da cidade. Os shows, que contarão com a animação de artistas macaenses, serão realizados na Praça Veríssimo de Melo, Barra de Macaé, Bar do Coco, Cavaleiros, Glicério, Frade e Córrego do Ouro.
“A Praça Veríssimo de Melo terá um importante papel na democratização do Carnaval, pois permite o acesso facilitado a moradores de diversos bairros do entorno, como Aroeira, Botafogo, Nova Holanda, Nova Esperança, Visconde de Araújo, Miramar”, explicou o Secretário de Governo, Leonardo Gomes.

CABO FRIO:


Em Cabo Frio Cabo Frio a prefeitura definiu estratégias e ações para que os foliões possam aproveitar o carnaval em segurança. Diversos setores se planejam para o trabalho em conjunto para benefício do folião em todas as partes da cidade.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) se planeja para trabalhar no ordenamento e apoio a segurança no carnaval da cidade. A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio entregou seu plano de emprego dos meios e contingentes da GMA por ocasião do Carnaval 20015, denominado Plano de Operação "Guarda na Folia".

Pela primeira vez foi elaborado um plano de operação com base em diretrizes emanadas da Secretaria de Ordem Pública. Isso denota a capacidade técnica da equipe chefiada pelo secretário Renato Vianna, de elaborar e implementar o planejamento e a organização de grandes eventos previstos para acontecer na cidade neste ano de 2015.

O comandante Sérgio Guedes, superintendente da Guarda Marítima, mencionou que a elaboração da ordem de serviço estabeleceu ações e procedimentos a serem cumpridos pelas superintendências subordinadas a SEMOP, permitiu que a Guarda Marítima elaborasse com mais tranquilidade a sua Ordem de Operação.

- A GMA prevê uma maior fiscalização das praias do município, em especial, ações que visem coibir que embarcações e motos aquáticas venham colocar em risco a integridade física de banhistas – declara o comandante.

Dentre as ações constam atividades ostensivas de preservação da ordem pública em toda a cidade, promoção da segurança nas praias, praças e os acessos a esses locais.
Entre as principais ações do plano “Guarda na Folia”, estão o aumento das fiscalizações para coibir que embarcações coloquem em riscos a banhistas; o efetivo na Ilha do Japonês para a manutenção do ordenamento da faixa de praia e fiscalização de motos aquáticas; a permanência de equipes volantes na Praia do Forte para coibir os chamados esportes de areia; a fiscalização de "banana boats"; e locação de pranchas de stand up paddle.

QUISSAMÃ:

TRADICIONAL MANIFESTAÇÃO CULTURAL

 VAI ANIMAR AVENIDA NO CARNAVAL

A Coordenadoria de Cultura e Turismo iniciou em agosto de 2014, um trabalho para regularização dos Bois Malhadinhos, através de reuniões com representantes e colaboradores. O resultado desse esforço foi a organização da Associação de Bois Malhadinhos de Quissamã, que se encontra em processo de finalização.
Mais uma conquista proveniente da iniciativa da coordenadoria, foi que em dezembro, representantes dos Bois quissamaenses concorreram ao Edital de Apoio ao Carnaval 2015 pela Secretaria de Estado de Cultura e os Bois “Surubim” e “Imperador” foram contemplados.
A regularização dos Bois Malhadinhos é uma antiga demanda dos “fazedores de boi” do município. Orgulho dos munícipes, há décadas a festa ganhou o gosto popular e garante a diversão tanto dos adultos, quanto das crianças. A criação do boi ainda é feita de forma artesanal, um conhecimento passado de pai para filho.
Expressão da cultura popular brasileira, o Boi Malhadinho ou Pintadinho, como também é conhecido, reúne multidões para brincar o carnaval. No interior fluminense, a prática da brincadeira do boi é algo que se mantém vivo. Em Quissamã, o boi costuma defender símbolos e personagens da cultura local, prestando as devidas homenagens.
A Coordenadoria de Cultura e Turismo desenvolve atividades de apoio na área cultural aos interessados em elaborar e captar recursos para execução de projetos. Fruto desta ação, foi o patrocínio do Governo do Estado para a realização dos projetos afins.
“A regularização dos Bois Malhadinhos é uma importante ferramenta para a manutenção da cultura local. Normatizados, eles terão acesso à subvenção de carnaval, além de dinamizar a organização da gestão”, declarou a Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros.
Os desfiles dos Bois Malhadinhos “Imperador”, “Surubim” e “Maranhão” acontecerão na terça-feira (17) de carnaval a partir das 19:30h na Avenida Barão de Vila Franca.

RIO DAS OSTRAS:

Cidade terá Antigos Carnavais como tema

Os foliões já estão ansiosos para o Carnaval de Rio das Ostras, que escolheu “Antigos Carnavais” como tema da festa para 2015. No momento em que o Município sofre os impactos da perda do repasse dos royalties, a Administração Municipal reduziu os custos e optou por uma programação voltada para as famílias, com matinês, bailes noturnos e desfiles de blocos. 

Grande parte da programação ficará concentrada na tenda, que está sendo montada na Beira-Rio, onde acontecerão quatro matinês e bailes noturnoscom entrada franca. Os blocos desfilam nas orlas do Centro e Costazul, com o apoio de uma marca de cerveja, que patrocinará os trios elétricos. Em Cantagalo e Rocha Leão, haverá bailes noturnos. 



Para o Município, datas como o Carnaval são importantes para geração de emprego e renda. A expectativa é de receber até 200 mil pessoas, e há 10 dias da festa a taxa de ocupação nas pousadas e hotéis chega a 70%. 



Segundo pesquisas realizadas pela Secretaria de Turismo, com apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e a Fundação Getúlio Vargas - FGV, a folia injetou mais de R$ 19 milhões na economia da cidade em 2014. 



“O turismo faz com que o dinheiro circule, desde o ambulante até o empresário da rede hoteleira e de gastronomia. Para o turismo as datas comemorativas e eventos são importantes para movimentar a atividade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes. 



SEGURANÇA - Para garantir a tranquilidade da festa, o Município mantém a parceria com as polícias. Ao todo, 200 homens, entre PMs e guardas municipais vão atuar nas ruas da cidade durante o Carnaval, reforçando a segurança. A PM também vai coibir o excesso de som alto nos carros. A GM também contará com as bases no Praiamar, Enseada, Praça da Baleia e Centro, com plantão diário de 24 horas. 



PROGRAMAÇÃO - As matinês vão acontecer de sábado a terça no mesmo espaço dos bailes noturnos, na Beira Rio, próximo à Ponte de Madeira, das 17h às 20h. Para garantir a segurança e tranquilidade dos pais, a equipe da Secretaria de Turismo identificará todas as crianças com pulseirinhas, onde estarão o nome do menor, do responsável e telefone de contato. Artistas da Fundação de Cultura darão um brilho especial à festa da criançada, com muitas brincadeiras. 



Os bailes noturnos começarão às 22h30 com muitas marchinhas carnavalescas e canções que marcaram a folia do Brasil, entre as escolas de samba e as micaretas baianas. 



Em 2015, moradores de Cantagalo e Rocha Leão não precisarão se deslocar para aproveitar a folia. As localidades também terão bailes em dois dias: Cantagalo no sábado, 14, e domingo, 15, das 18h às 24h; e Rocha Leão no domingo, 15, e segunda, 16, das 19h às 24h. 



BLOCOS - Cerca de 15 blocos, já tradicionais na cidade, estão previstos para desfilar nas orlas do Centro e Costazul. A Lagoa do Iriry será outro espaço aberto para a folia este ano, com desfiles de blocos na segunda, 16, e terça, 17, a partir das 13h. 



ORGANIZAÇÃO - Para garantir uma folia de paz e segurança, representantes de diferentes secretarias da Prefeitura e da Polícia Militar se reuniram nesta quarta, 4, para apresentar as estratégias dos serviços prestados durante o Carnaval. Postos Médicos, segurança, fiscalização e fechamento de vias públicas foram alguns dos assuntos discutidos.

Programação dos Blocos

CENTRO 

Sábado – 14 de fevereiro

9h – Bloquete

11h – Bloco Cara de Leão

14h – Bloco da Feliz Idade – Secretaria de Bem-Estar Social

17h – Boi Bumbá

19h30 – Siri com Cãibra 



Domingo – 15 de fevereiro

12h – Bloco do Sandro Bailarino

15h – Bloco da Melhor Idade – Secretaria de Esporte e Lazer

18h – Bloco dos Amigos

19h30 – Siri com Cãibra 



Segunda – 16 de fevereiro

13h30 - Blocrente

16h – Bloco dos Amigos

19h30 – Siri com Cãibra 



Terça – 17 de fevereiro

12h - Bloco Saideira

14h30 – Bloquete

17h – Boi Bumbá

19h30 – Bloco do Sandro Bailarino 


COSTAZUL


Sábado – 14 de fevereiro

15h – Bloco Pescoço do Peru

17h30 – Bloco da Barata

20h – Bloco Universitários



Domingo – 15 de fevereiro

12h30 - Bohemios

15h – Bloco Pescoço do Peru

17h30 – Bloco da Barata

20h – Bloco Universitários 



Segunda – 16 de fevereiro

12h30 - Ostralhaços

15h – Bloco Pescoço do Peru

17h30 – Bloco da Barata

20h – Bloco Universitários



Terça – 17 de fevereiro

15h – Bloco Pescoço do Peru

17h30 – Bloco da Barata

20h – Bloco Universitários 


LAGOA DE IRIRY

Segunda – 16 de fevereiro

13h – Bohemios



Terça – 17 de fevereiro

13h - Bohemios


Casimiro de Abreu: 
Programação oficial do Carnaval começou sexta-feira 
 A programação oficial do carnaval em Casimiro de Abreu começa na sexta-feira, dia 13, com muita animação. A Prefeitura preparou uma programação extensa durante os cinco dias de folia que contará com blocos, matinês, trio elétrico e escola de samba.


           Em Casimiro de Abreu, no primeiro dia de folia, a Banda Nada Igual sobe ao palco, às 23 horas, na Praça Feliciano Sodré. Já em Barra de São João a Banda Swing do B agita os foliões no trio elétrico, às 18 horas, no Praião. Logo em seguida o bloco Sukitão desfila pela orla. 


            De sábado a terça-feira, às 18 horas, haverá matinê na Beira-Rio ao lado do Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João, e na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu. O baile contará com antigas marchinhas carnavalescas. 

Já no bairro Palmital, no segundo distrito, pelo segundo ano consecutivo a Administração Municipal incluiu uma programação de folia para os moradores. De sábado a terça-feira haverá matinê com música e recreadores, a partir das 18 horas. No distrito de Professor Souza shows contagiam os foliões a partir das 23 horas.


            CARNAVAL CULTURAL – A Fundação Cultural Casimiro de Abreu também preparou uma programação diversificada durante os dias de carnaval na cidade. Na próxima segunda-feira, dia 9, acontece o ensaio aberto do Bloco Só Na Lata, às 20 horas, na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu. No mesmo local, na terça-feira, dia 10, às 20 horas, a folia será comandada pelo Bloco do Jegue que, este ano, debuta nas ruas de Casimiro de Abreu.


O já consagrado Baile da Plataforma acontece na quinta-feira, dia 12, na Casa de Cultura e pretende reunir todas as gerações de foliões da cidade. A Cia. Instrumental e a voz incomparável do músico Zé Maria comandam a folia.


Na sexta-feira, dia 13, a matinê do Bloco Inocentes da Folia, ritmado pela Sociedade Musical Santa Cecília, se concentra na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João, às 16 horas. Também na sexta-feira a concentração do Bloco da Saudade e o Desfile dos Bonecos Gigantes acontece às 20 horas, na área externa da Casa de Cultura, em Casimiro de Abreu.



            SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde já está com o esquema pronto para o Carnaval. Equipes de enfermeiros e técnicos ficarão de plantão durante os dias de folia. No Praião de Barra de São João, será montada uma tenda para atendimentos de emergência e uma ambulância também ficará a disposição dos foliões de 15 horas à 1 hora da manhã. Em caso de acidentes na Rodovia Amaral Peixoto e emergências domiciliares, o Resgate também ficará de plantão pelo telefone 0800-0215750.

            Já em Casimiro de Abreu, a tenda da Saúde e a ambulância ficarão na Praça Feliciano Sodré, das 17 horas às 3 horas da manhã. Em Palmital e Professor Souza, uma ambulância ficará de plantão durante todo o evento.

Programação - CARNAVAL 2015

BARRA DE SÃO JOÃO

QUARTA-FEIRA (DIA 11/02)
Baile da Saudade - 20h (Biblioteca Carlos Drummond de Andrade)

SEXTA-FEIRA (DIA 13/02)
Banda Swing do B - 18h (Trio Elétrico) - Praião
Bloco Inocente da Folia (Infantil) – 19h (Biblioteca)
Bloco Sukitão – 22h - Praião

SÁBADO (DIA 14/02)
Banda Tribal do Brasil - 15h (Trio Elétrico) - Praião
Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital)
Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu)
Bloco Vila Nova – 19h - Praião
Bloco Os Tremendo – 21h - Praião
Bloco Pau Podre – 22h - Praião

DOMINGO (DIA 15/02)
Banda Me Puxa - 15h (Trio Elétrico) - Praião
Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital)
Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu)
Bloco Tartaruga do Vila – 19h - Praião
Bloco Cala Boca e Beija – 20h - Praião
G.R.E.S. Art–Flu – 22h - Praião

SEGUNDA-FEIRA (DIA 16/02)
Banda Fuzueira - 15h (Trio Elétrico) - Praião
Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital)
Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu)
Bloco Bandarra – 19h - Praião
Bloco Vou Vomito e Volto – 20h - Praião
Bloco Art-Manha - 21h30 - Praião

TERÇA-FEIRA (DIA 17/02)
Banda Nada Igual - 15h (Trio Elétrico) - Praião
Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital)
Bloco Peixe Vagabundo – 18h - Praião
Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu)
Bloco Os Piratas – 19h - Praião
Bloco da Prainha - 20h - Praião
Bloco Gavião – 21h - Praião


CASIMIRO DE ABREU

QUINTA-FEIRA (DIA 12/02)
Baile da Plataforma - 20h (Casa de Cultura)

SEXTA-FEIRA (DIA 13/02)
Bloco da Saudade e Desfile dos Bonecos Gigantes - 19h (Casa de Cultura)
Banda Nada Igual - 23h30 - Praça Feliciano Sodré

SÁBADO (DIA 14/02)
Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro de Abreu - Praça Feliciano Sodré
Bloco Só na Lata - 21h
Banda Fuzueira - 23h30 - Praça Feliciano Sodré

DOMINGO (DIA 15/02)
Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro de Abreu - Praça Feliciano Sodré
G.R.E.S. Estrela do Oriente - 21h
Banda Me Puxa - 23h30 - Praça Feliciano Sodré

SEGUNDA-FEIRA (DIA 16/02)
Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro de Abreu - Praça Feliciano Sodré
Bloco do Jegue - 21h
Banda Tribal do Brasil - 23h30 - Praça Feliciano Sodré

TERÇA-FEIRA (DIA 17/02)
Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro de Abreu - Praça Feliciano Sodré
Bloco Quero lhe Usar - 21h
Banda Prakatum - 23h30 - Praça Feliciano Sodré


PROFESSOR SOUZA - Show (Praça)

SÁBADO (DIA 14/02)
Banda Me Puxa - 23h

DOMINGO (DIA 15/02)
Banda Nada Igual - 23h

SEGUNDA-FEIRA (DIA 16/02)
Bloco Você Quer? - 18h
Banda Fuzueira - 23h

TERÇA-FEIRA (DIA 17/02)
Banda 2 x 4 - Axé - 23h



Carnaval da crise:
 Inflação acende luz vermelha para conter gastos na folia

Com a inflação oficial, o IPCA, atingindo 1,24% em janeiro e 7,14% nos últimos 12 meses, o Carnaval deste ano não será igual ao que passou. A menos de uma semana do começo dos festejos, a baixa atividade econômica do país no ano passado — que deve registrar um PIB (Produto Interno Bruto) inferior a 1% — atingiu até mesmo a venda de camarotes na Marquês de Sapucaí. Também obrigou os blocos de rua a renegociarem seus custos com os fornecedores. Já os foliões precisam ficar mais atentos, pois os preços dos serviços públicos estão mais altos. 


“Na verdade o que pode prejudicar um pouco o Carnaval não é tanto a alta dos preços dos produtos neste período, mas, sim, a inflação de bens e serviços, que subiu muito em janeiro deste ano. Os gastos com os serviços públicos afetam diretamente o bolso dos consumidores”, explica Fabio Bentes, que é economista Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

Segundo o especialista, conforme o IPCA de janeiro, os itens que mais subiram foram os combustíveis, a energia elétrica e dos alimentos. “Esses são pontos insubstituíveis. Então, o consumidor corta no lazer, na viagem, na hospedagem. Assim, o Carnaval fica prejudicado, pois a capacidade de consumo é menor e o folião tem que se preocupar com as contas do período pós festa”, adverte Bentes.

Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike lembra ainda a carga tributária dos produtos mais consumidos neste período pode chegar até 80%, pesando no bolso do folião. Assim, para conter os custos, o isoporzinho mais uma vez vai compor as fantasias de quem vai brincar o Carnaval pelas ruas do Rio.

Presidenta da Sebastiana — Associação Independente dos Blocos de Rua da Zona Sul, Rita Fernandes diz que desde o início do ano avisou aos fornecedores que os preços dos serviços (carro de som, bateria, segurança, entre outros) deveriam se manter os mesmos do ano passado. “Com o aumento do número de blocos, cresce a demanda pelos serviços e encarece o Carnaval. Mas creio que chegou no teto, a capacidade financeira dos blocos não é grande”, afirma Rita.

Professor de Economia do Ibmec-Rio, Gilberto Braga destaca ainda que o custo da mão de obra de quem atua no ramo de serviços foi um dos que mais cresceu em 2014, impactando na elevação dos preços da folia. Assim, segundo ele, muitas empresas fugiram do Carnaval, cortando os custos das campanhas de marketing ou publicitárias e investindo mais em ações perenes.

A retração da economia criou uma situação inusitada na Marques de Sapucaí — a sobra de camarotes. Com a desistência de empresas do porte da Coca-Cola, Unimed, Souza Cruz e Porcão sobraram espaços para vender. “Em cinco anos, é a primeira vez que ainda temos camarote a venda. É um fato inédito”, conta Heron Schneider, coordenador-geral de vendas da Liesa há 25 anos.

Segundo ele, a chegada de agências — que vendem ingressos de camarotes com toda a mordomia — supriu a saída das empresas. “Quem não gosta de conforto? Esse é um novo modelo para o uso dos camarotes”, diz Schneider.

450 ANOS
Mote do camarote da BOA, exaltando o aniversário da Cidade do Rio e os 130 anos da cerveja Antarctica, que em 2015 ocupa o espaço da Brahma. Passarão pelo local 1.500 convidados por noite.

3 MIL
Tamanho em metros quadrados do camarote do SUPERMERCADO Guanabara, que terá mil convidados por noite, entre executivos, fornecedores e parceiros. Espaço terá 16 artistas fazendo apresentações.

R$ 2.499
Valor do ingresso por pessoa por uma noite no camarote Folia Tropical, que vai para o terceiro Carnaval na Sapucaí. O ingresso dá direito a COMIDA, shows musicais no intervalo dos desfiles e espaço de descanso.

AURÉLIO GIMENEZ



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



    Começa a contagem regressiva para maior festa popular do planeta

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário