domingo, 1 de fevereiro de 2015

Comperj e RNEST: resposta ao Globo

01.Fev.2015
resposta-o-globo.jpgLeia a resposta enviada ao jornal O Globo a respeito de projetos do Comperj e da Refinaria Abreu e Lima:
RESPOSTA:
A Petrobras informa que está em andamento uma reavaliação da estratégia e do cronograma para conclusão das obras da RNEST, ocasião em que será possível definir a nova de partida do segundo trem de refino. O avanço físico atual das obras da refinaria é de 91%*. O percentual de avanço físico das obras do Comperj Trem 1 de refino é de 81%*. Conforme divulgado pela companhia, a Petrobras está revisando seu planejamento para o ano de 2015, implementando uma série de ações voltadas para a preservação do caixa, de forma a viabilizar seus investimentos sem a necessidade de efetuar novas captações.
A companhia esclarece ainda que o crescimento do mercado interno de derivados em 2014 foi de 2,7%. A Petrobras está reavaliando o crescimento do mercado interno de derivados com a perspectiva de que a demanda possa ser atendida pelo rearranjo do sistema de processamento das refinarias existentes, levando em conta também eventuais ajustes na implantação do Comperj e do segundo trem da refinaria Abreu e Lima.
PERGUNTAS:
1) Foi adiada a construção do segundo trem da Renest, mas quanto % a obra já está pronta? Era para maio deste ano. Já tem prazo  para quando será adiada agora?
2) Sobre o Comperj, como estão as obras atualmente? Quanto % estão prontas? A previsão do primeiro trem do Comperj era agosto de 2016. E agora, essa data vai mudar para quando?
3) O país já há alguns anos aumentou sua dependência de derivados importados. Com o crescimento forte da demanda aumentou as importações. Com o cancelamento das duas Premium e o adiamento das obras do Comperj e segundo trem da Renest, significa que vamos continuar muito dependentes das importações para os próximos anos?
4) Aquela previsão de autossuficiência em 2016 no Refino, foi embora?
5) Ou existe alguma projeção que o mercado não vai crescer mais naquelas taxas anteriormente previstas? qual é a previsão agora? Quanto cresceu o mercado no ano de 2014 e qual a previsão para 2015?
Obs: a reportagem do Globo (versão online) foi publicada neste domingo (1/2)
 
Postado em: [Respostas à imprensa]

Nenhum comentário:

Postar um comentário