Diretoria de Governança, Risco e Conformidade apresenta sua estrutura
Aprovada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva com o objetivo de assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos - dentre eles o de fraudes, corrupção e desvios de ética - a nossa diretoria de Governança, Risco e Conformidade (GRC) apresentou nesta terça-feira (24/02) sua nova estrutura. Ela contará com três gerências executivas, conforme divisão a seguir:
- Governança, Organização e Gestão (GOG): a responsabilidade da gerência é elaborar e monitorar a execução do modelo de Governança Corporativa, Governança Societária e de organização e gestão, controlar a execução e o cumprimento das diretrizes e regras relativas ao nosso processo decisório, bem como planejar, orientar, avaliar e executar as atividades corporativas da área de Governança, Risco e Conformidade.
- Riscos Empresariais: sua missão é fortalecer a visão integrada dos riscos empresariais, por meio da identificação, avaliação, monitoramento e gestão de riscos relevantes, em articulação com as diversas áreas e empresas do Sistema Petrobras, reportando à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração o efeito dos principais riscos nos nossos resultados integrados.
- Conformidade: sua atribuição é planejar, orientar, coordenar e avaliar atividades de controle e conformidade, incluindo a investigação e redução de riscos de fraude e de corrupção, reportando à Alta Administração as ações e os resultados de conformidade, em todo o Sistema Petrobras.
Por estarem diretamente relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido pela GRC, as gerências de Controladoria, da Auditoria, de Gestão Corporativa de Riscos Empresariais, da Estratégia, de Organização, Gestão e Governança (OG&G), e de Avaliação de Gestão de Conformidade, da Internacional Corporativa, foram incorporadas a essa nova estrutura organizacional.
A integração dessas unidades nos dará condições de desenvolver e implantar políticas e procedimentos, gerir riscos empresariais e reduzir os de conformidade, incluindo os de fraude e corrupção. Todas essas atribuições definem a principal característica da missão da nova diretoria: a capacidade de identificar e analisar o que está de acordo ou em conformidade com os requisitos e as regras de cada negócio. Quando assumiu o posto, em janeiro deste ano, o diretor João Elek (foto) ressaltou o objetivo da nova diretoria: “A DGRC tem uma enorme responsabilidade. Nosso objetivo é levar a empresa a se tornar referência em governança, riscos e conformidade, assim como ela sempre foi referência técnica, reconhecida mundialmente, na indústria de óleo e gás".
A diretoria deverá contar com 362 integrantes, sendo 81 para GOG, 72 para Riscos e 209 para Conformidade.
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