Solar dos Mellos recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos Hemisfério Sul
30/01/2015 16:09:00 - Jornalista: Assessoria Fundação Macaé de Cultura
Foto: Rui Porto Filho
Solar dos Mellos sedia mostra com filmes da alta cultura nacional
O presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca, reconhece a importância dos direitos humanos principalmente na época atual. “É uma oportunidade de estar mais atento às discussões a respeito de um tema tão relevante nos dias de hoje”, destacou.
Através do projeto Democratizando, que desde 2013 traz uma proposta de descentralização da Mostra, o Solar dos Mellos e outros 924 pontos de exibição em todo o Brasil receberam kits contendo seis filmes escolhidos pela curadoria do projeto para serem exibidos até março deste ano. Os pontos de exibição são cineclubes, instituições de ensino, museus, bibliotecas, sindicatos e associações. Todos os filmes possuem closed caption, opção de áudio-descrição, além de legendas em cinco idiomas: árabe, espanhol, inglês, francês e mandarim. Haverá debates ao final de cada exibição.
A homenageada da 9ª Mostra é a cineasta carioca Lucia Murat (1949). Lucia foi presa e torturada durante o regime militar no Brasil, e suas obras são fortemente influenciadas pelas experiências vividas durante a militância e o encarceramento. Além do filme Que bom te ver viva, de 1989, a ser exibido durante a Mostra no Solar dos Mellos, Lucia Murat dirigiu, entre documentários de ficções os filmes O pequeno exército louco (1984), Doces Poderes (1997), Brava gente brasileira (2000), Quase dois irmãos (2004), Maré, uma história de amor (2007), Olhar estrangeiro (2011) e A memória que me contam (2011).
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura. A mostra é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio de: Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Patrocínio: Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Programação Solar dos Mellos
Terça – 03/02
19:00- QUE BOM TE VER VIVA
Lúcia Murat, Brasil, 1989, 95’, Documentário, 16 anos
Sinopse
Duas décadas depois, oito ex- presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas.
Quarta- 04/02
19:00- PELAS JANELAS
Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos, Brasil, 35’, Documentário, Livre.
Sinopse
Ao longo de três meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências do projeto de cinema, educação e Direitos Humanos Inventar com a Diferença, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.
19:45- A VIZINHANÇA DO TIGRE
Affonso Uchoa, Brasil, 2014, 95’, 12 anos.
Sinopse
Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.
Quinta- 05/02
19:00- CABRA MARCADO PARA MORRER
Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119’, Documentário, 12 anos
Sinopse
Em 1964, o CPD da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem conato com muitos de seus filhos.
Sexta- 06/02
18:45- SOPHIA
Kennel Rógis, Brasil, 2013, 15’, Livre.
Sinopse
Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela historia de amor cercada de poesia visual e sonora.
19:45- RIO CIGANO
Julia Zakia, Brasil, 2013, 80’, 14 anos
Sinopse
Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário