Volta às aulas movimenta rede municipal
04/02/2015 18:18:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Moisés Bruno
Cerca de 35 mil alunos retornam às unidades escolares
Na maior parte das escolas, o ano letivo foi marcado por atividades especiais e acolhimento diferenciado, principalmente para os estudantes da Educação Infantil. O primeiro dia de aula foi movimentado, como para os novos estudantes que estão ingressando no ensino municipal.
O pequeno Enzo Maia, de dois anos e meio, é um deles. O novo aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos era um dos mais entusiasmados. Já na fila para a sala de aula, o estudante interagiu com os novos colegas e professores, fator primordial para a mãe, Islan Maia.
- Já tenho uma filha nesta escola, e geralmente, na volta às aulas, eu ficava apreensiva e ansiosa. Mas, este ano, fiquei mais tranquila, pois sei do tratamento e do atendimento especial nestas duas primeiras semanas de aula, para as crianças se adaptarem - disse.
Com o início das aulas, as 62 escolas do segmento da Educação Infantil vão em funcionar em horário especial até o próximo dia 20 (sexta-feira). Com isso, as escolas vão atender no turno da manhã das 7h30 às 10h e da tarde, das 13h às 15h30. Já as escolas de tempo integral vão funcionar parcialmente no período das 7h30 às 11h30.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o fundamental é que nos primeiros dias de aula seja criado um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. “Esse ambiente aparece em decisões planejadas, como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, além de estratégias para o melhor entrosamento entre os professores e estudantes”, assinalou.
Ensino Fundamental - O primeiro dia de aula para alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também teve uma conotação diferente, com dinâmicas e ações diversificadas, que foram previamente planejadas pelos professores e equipe pedagógica.
No Colégio Municipal Interagir, os 380 estudantes participaram de dinâmicas e ações diversificadas, que foram planejadas pelos professores e equipe pedagógica.
De acordo com a diretora da unidade, Dilma Almeida, este ano letivo promove o elo entre a família e a escola. “Temos que agradecer aos pais e responsáveis pelo apoio e empenho junto à unidade. A prova disso é a parceria entre o colégio, a secretaria de Educação e os pais e responsáveis, diante da reforma dos banheiros, que ganharam padrão de acessibilidade, ampliação da quadra, palco para atividades culturais, pintura, troca de piso, além de reparação elétrica”, contou.
Para este ano, o “Interagir” vai desenvolver o projeto "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. As atividades da programação, que já serão iniciadas neste bimestre, destacam valores sociais voltados para um caminho de paz. Para isso, serão executadas atividades artísticas e culturais, que visam trabalhar várias áreas do conhecimento. “A intenção é trabalhar coletivamente no ambiente escolar o resgate da cultura em prol de um mundo melhor”, disse a diretora.
Calendário diferente - Em virtude das obras de melhoria, as aulas nos Colégios Municipais Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), Renato Martins (Ajuda) e José Calil Filho (São José do Barreto) serão iniciadas na próxima segunda-feira (9). Com a mudança de data da volta às aulas, as equipes pedagógicas adequam o calendário escolar das unidades, ou seja, a reposição das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário