terça-feira, 26 de abril de 2016

Canal 100 está de volta em dez documentários sobre ídolos do esporte

25.Abr.2016
poster_pele.jpgImagens de grandes lances do futebol brasileiro e de outros esportes foram restauradas e digitalizadas, e poderão ser conferidas pelo público a partir desta segunda-feira, dia 25, até o dia 29 de abril. Com nosso patrocínio, o acervo doCanal 100, que marcou época nas salas de cinema do Brasil de 1959 a 1986, será exibido na TV na forma de dez documentários. São grandes momentos registrados em película de 18 e 35 mm, acrescidos de depoimentos de quem fez história naqueles tempos.
Foram mais de dois anos de pesquisas e três de produção que culminaram na captação de depoimentos de 20 ídolos. Entre eles, Rivellino, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Tostão, Falcão, Zico e muitos outros. O rei Pelé ganhou uma homenagem especial, um filme que conta o drama da espera pelo milésimo gol do jogador, com direito a testemunhos que desmentem algumas teorias veiculadas sobre esse marco do futebol brasileiro e confirmam outras. Os pilotos do automobilismo Wilson e Emerson Fittipaldi também participam dos documentários, em cenas e depoimentos sobre circuitos de rua realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Os vídeos serão exibidos, de 25 a 29 de abril, na ESPN Brasil após o SportsCenter 3ª edição, na ESPN a partir das 19h e no ESPN + a partir das 13h30 no dia seguinte. Entre os documentários, estão: “Reviva a Espera do Milésimo”, sobre toda a expectativa em torno do milésimo gol de Pelé; “Reviva o Fla Flu Épico, sobre o famoso jogo entre Flamengo e Fluminense que, em 1963, reuniu o maior público da história do futebol no Brasil (177.000 pagantes), com vitória do rubro-negro; e “Reviva as Feras do Saldanha”, sobre o time de ases montado pelo ex-jogador do Botafogo, técnico da seleção brasileira por curtíssimo período, escritor e jornalista João Saldanha, para disputar a Copa do Mundo de 1970. O time incluía Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel, Rildo, Piazza, Gerson, Jairzinho, Tostão, Pelé e Edu.
canal100_300.jpgPara o acervo estar ainda mais acessível à população, após a exibição nos canais ESPN, os documentários, com 22 minutos cada, serão disseminados em outras mídias. A ideia é apresentá-los nos cinemas, antes dos filmes em cartaz, e em monitores dispostos em locais ao ar livre, lojas e shopping centers.
Com o patrocínio, prestamos nossa contribuição para que essa parte da história do Brasil não se perca. A preservação do acervo do mais importante cinejornal brasileiro, nos documentários idealizados por Alexandre Niemeyer - filho do criador do Canal 100, Carlos Niemeyer -, e desenvolvidos pela empresa Ovo em Pé, também pode ser considerada um gol de placa.
“Um acervo cinematográfico de tal relevância para o esporte brasileiro precisa ser acessível à população. A Petrobras tem tudo a ver com esse projeto que resgata uma época de ouro do esporte no Brasil e seus heróis, verdadeiro patrimônio nacional, e o devolve aos brasileiros. Além disso, como patrocinadora da cultura no país, tem a oportunidade de garantir e disseminar o acesso a esses acervos riquíssimos, tão representativos da identidade do nosso povo”, diz nosso gerente setorial de Patrocínio Cultural, Luis Fernando Lima de Brito.
Conheça outros projetos que têm nosso patrocínio:
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário