sábado, 30 de setembro de 2017

CULTURA, HISTÓRIA E GASTRONOMIA DÃO O TOM DA DIVERSÃO NESTE FIM DE SEMANA

Por em 29/09/2017
O último fim de semana de setembro reserva uma série de atividades culturais para quem quer aproveitar Cabo Frio em todas as suas possibilidades. Muito mais do que o sol e o mar das belas praias cabo-frienses, o roteiro traz ainda exposições, lançamentos de livro e o encerramento do festival gastronômico que vem movimentando a cidade desde o dia 1º de setembro e vai até o próximo domingo (1º de outubro).

O Festival Sabores de Cabo Frio oferece o melhor da gastronomia local nos 53 estabelecimentos que participam do evento. Este ano o tema é "Mar" e a inspiração dos chefs traz pratos que vão de bacalhau a lagostas e risotos. E o melhor: a criação se estende às sobremesas. O festival é organizado pelo Sindicato dos Empresários dos Hotéis e Restaurantes de Cabo Frio, Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Tropic Produções e Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio por meio da Secretaria de Turismo. 

A Literatura também uma das opções de atividades para este fim de semana. No sábado (30), às 18h, a professora de Língua Portuguesa, Mônica Cabral, lança o livro “A propriedade lexical no ensino de produção de textos”, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas.  A obra, de 92 páginas e sete capítulos, trata do uso adequado do vocabulário no texto. 

No mesmo local, o visitante pode apreciar exposições de arte. Uma delas fica em cartaz até sábado (30): a exposição “Pequenas Embarcações Grandes Memórias”, do artista Ricardo Sanches, que conta com réplicas em madeira de embarcações originais. Outra opção é a mostra “Clics e pedaços: árvores do meu jardim”, da artista plástica e ambientalista Gláucia Cabral, que vai até o dia 3 de outrubro, com peças confeccionadas a partir de fotos e materiais de árvores e sementes. O Charitas conta ainda com salas de exposições permanentes com acervos dos artistas José de Dome, Tiita Machado, Jean Guilaume, Chico Tabuia e Mudinho.

Já o Espaço Cultural Torres do Cabo oferece atividades permanentes por ser uma área pública cedida aos artistas da cidade para expor e comercializar suas obras. Outra opção de passeio é o Forte São Mateus. No local, os visitantes podem ver as instalações, os canhões, a vista paradisíaca da praia, uma exposição permanente de arte popular de Célio Ramos e de fotos de Wolney Teixeira, que contam um pouco da história do Forte, além de um mapa que mostra a cidade a partir da fundação.


SERVIÇO

Festival Sabores de Cabo Frio
Toda programação no site www.saboresdecabofrio.com.br.

Casa de Cultura José de Dome (Charitas):
Avenida Nossa Senhora da Assunção, n° 855, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Espaço Cultural Torres do Cabo:
Rua 13 de Novembro, 51, Centro, próximo à Praia do Forte, de quarta a domingo, das 18h às 22h.

Forte São Mateus:
Rua Almirante Barroso, s/nº,  Praia do Forte - Aberto diariamente para visitação das 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário