quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Qualificação Profissional: 420 pessoas recebem certificados

2017-09-27 13:21:00 - Jornalista: Waleska Freire
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas em consultório odontológico
Foto: João Barreto
Auxiliar de Saúde Bucal é um dos cursos ministrados pelo Cetep
Cerca de 420 certificados foram entregues durante a cerimônia de formatura realizada, nesta terça-feira (26), referente a 18 cursos que foram ministrados no primeiro semestre pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação. O evento foi realizado no auditório da Cidade Universitária. Atualmente, outros 650 alunos fazem cursos de qualificação profissional.
O Cetep faz parte da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, que também possui o Centro de Formação Carolina Garcia onde centenas de servidores se capacitam mensalmente, além dos cursos oferecidos para a comunidade.

Foram entregues os certificados dos seguintes cursos: autoCad, artes em tecido e linhas feito à mãos, auxiliar administrativo, auxiliar de cabeleireiro com ênfase em escovação, cabeleireiro básico e avançado, designer de sobrancelha, esculturas em biscuit, espanhol básico 1, informática básica, matemática básica, introdução à metrologia; noções básicas da ciência da medição: metrologia industrial, científica e legal; orçamento familiar, organização de eventos, recepcionista de eventos, recepcionista em meios de hospedagem, auxiliar de saúde bucal e técnicas de congelamento de alimentos.

Iago Luís da Costa Soares, aluno do curso de organização de eventos, disse que a experiência o influenciou por ter muitos professores capacitados. "Hoje, percebo várias oportunidades em Macaé. Estou trabalhando como produtor de um grupo de pagode da cidade e agradeço a oportunidade", informou.

O professor do curso de Auxiliar de Serviço Bucal, Alessandro Franco, disse que a experiência foi gratificante. "Os coordenadores de odontologia estão aqui para somar com a educação. Esse curso fomenta vagas de empregos para as pessoas que precisam de oportunidades", disse.

Já o professor de Gerenciamento de Projetos, Raimundo da Silva Neto, do curso de Gestão de Eventos, destaca que a qualificação para entrada no mercado de trabalho é fundamental nos dias de hoje.

Dilson Gilberto Coutinho de Fiuza, técnico em Metrologia, professor de Noções básicas de medição, explicou um pouco sobre o curso. "A capacitação informa sobre instrumentação industrial, saúde, sua legalidade, além de contribuir com a cidadania, informando sobre os direitos que cada e a maneira que deve se portar diante das situações", pontuou.

A aluna Jéssica de Souza aprendeu a fazer escova, cortes de cabelo feminino e masculino e já está ganhando seu próprio dinheiro. "Foi maravilhoso esse curso de cabeleireiro. Um divisor de águas na minha vida", comemorou.

O secretário de Educação, Guto Garcia, disse que a qualificação é um dos importantes pilares da educação. "Macaé oferece oportunidades da Educação Infantil ao Ensino Superior, para as pessoas atualizarem seus currículos e concorrerem a uma chance no mercado de trabalho e, até mesmo, voltarem ou prosseguirem seus estudos. Há um resgate da estima de cada um através da qualificação", destacou.

A secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, agradeceu a equipe de profissionais responsáveis pela execução e desenvolvimento dos cursos. "Vemos na prática a mudança na vida das pessoas através dos cursos. Este é o resultado do nosso trabalho", disse.

Cetep

O órgão trabalha para suprir a demanda de mão de obra qualificada. A instituição fomenta a educação tecnológica e profissional, atuando em diversas áreas, desde a geração de renda para a criação dos pequenos e médios negócios,m até a qualificação das pessoas que buscam emprego formal em Macaé e região.

Os interessados em fazer cursos devem procurar a instituição que fica na Rua Alfredo Backer, 363 - Centro. Telefone (22) 2796-1714.

Nenhum comentário:

Postar um comentário