terça-feira, 26 de setembro de 2017

Exposição no Carlos Gomes recria um dos primeiros teatros de Vitória

Publicada em 25/09/2017, às 17h38 | Atualizada em 25/09/2017, às 17h38
Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

Divulgação Semc
Melpômene
Projeto Revivendo o Melpômene propõe a reconstrução das memórias do primeiro teatro à italiana de Vitória(Ampliar imagem)
O Centro de Vitória concentra boa parte dos centros culturais da cidade. Prova disso é que o primeiro teatro à italiana da capital, o Melpômene, foi inaugurado em 1896, na praça Costa Pereira. O espaço foi demolido em 1925, um ano depois de um princípio de incêndio.
Com a proposta de apresentar as memórias desse importante espaço da cultura local, o projeto Revivendo o Melpômene, que abre para o público nesta terça-feira (26), às 19h30, no Theatro Carlos Gomes, reapresenta a história do prédio por meio de uma exposição, um website, um livro e uma intervenção cênica.
A pesquisa histórica e iconográfica referente ao teatro foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de arquitetura, ciências sociais, comunicação, design, história e teatro. A partir desse trabalho foi desenvolvido todo o projeto.

História

O projeto Revivendo o Melpômene propõe a reconstrução das memórias do primeiro teatro à italiana de Vitória. O prédio sofreu um princípio de incêndio em 1924, na cabine de projeção, durante a sessão do filme "Ordens Secretas?", que causou pânico, feridos, duas mortes e sua interdição, sendo demolido no ano seguinte.
As colunas que sustentavam seus camarotes foram reaproveitadas no Theatro Carlos Gomes, inaugurado em 1927, nas imediações do local.

Lei Rubem Braga

O projeto Revivendo o Melpômene conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.
Projeto Revivendo o Melpômene
Abertura: nesta terça (26), às 19h30, com lançamento do livro e intervenção cênica
Visitação (exposição): até 8 de outubro. Terça a sexta, das 14 às 18 horas, e finais de semana, das 15 às 18 horas.
Onde: Theatro Carlos Gomes - praça Costa Pereira, 25
Aberto ao público


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário