segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Programa de Saúde do Idoso debate Alzheimer

Foto: Mauricio Rocha
Entre outros idosos, Edite Araújo seguiu atenta as orientações sobre Alzheimer
Foto: Mauricio Rocha
Equipe do Programa Saúde do Idoso também distribuiu folhetos informativos
Foto: Mauricio Rocha
Na Clínica da Família, grupo do Projeto Vida Ativa participou da roda de conversa sobre a doença
Na última quinta-feira, 21, foi comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Em Rio das Ostras, a equipe do Programa de Saúde do Idoso realizou uma série de rodas de conversa para debater o tema em algumas unidades de saúde, no decorrer da semana. 

Na quarta-feira, dia 20, a atividade ocorreu em parceria com a Clínica da Família, no Âncora. O assunto foi discutido com participantes do Programa Vida Ativa, que receberam orientações sobre a doença do Alzheimer, também com distribuição de folhetos informativos. 

A responsável técnica do Programa Saúde do Idoso, Ana Lúcia Couto, explica que o processo de envelhecer traz riscos para o desenvolvimento de síndromes demenciais, sobretudo a Doença de Alzheimer, uma síndrome de início insidioso, caracterizada por declínio crônico-degenerativo, com comprometimento funcional e cognitivo. Nos casos típicos, a memória é a função cognitiva mais precocemente prejudicada. 

“Nas rodas de conversa, os idosos têm sido muito participativos e trazem experiências pessoais. Esclarecemos dúvidas sobre sinais de alerta, modos de prevenção e cuidados”, pontuou Ana Lúcia, que também esteve acompanhada da assistente social do Programa, Maria Tereza Corsi. 

Edite Araújo da Silva, de 64 anos, que participou da atividade na Clínica da Família, contou que já teve algumas experiências com a doença, pois já cuidou de vários idosos, e disse que foi muito bom receber as informações da equipe da Saúde do Idoso. 

“Tem que ter muita paciência com as pessoas. É muito triste quem tem essa doença, tem que cuidar com muito carinho e amor. Ter essas orientações foi importante não só para mim, mas também para passar para os amigos”, acrescentou. 

Para a gerente da Clínica da Família, Fernanda Peres, foi um encontro bastante esclarecedor para as pessoas que participaram. “O Vida Ativa tem por objetivo a inclusão social por meio da intergeracionalidade, por isso essas orientações propiciaram esclarecimentos também para os mais jovens que lidam com idosos com Alzheimer ou ainda não tem diagnóstico fechado, o que oportuniza aos familiares um olhar mais atencioso para as características que possam ser da doença”, destacou. 

Além da Clínica da Família, as rodas de conversa foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Cidade Praiana, Âncora e Operário. 

ALERTAS SOBRE ALZHEIMER – Ainda segundo Ana Lúcia, do Programa do Idoso, pessoas com idade acima de 60 anos têm maior risco de desenvolver a doença. Por não ter cura, a doença diagnosticada na fase inicial favorece o tratamento para retardar seu avanço, incluindo medicamentos, reabilitação neuropsicológica e apoio ao cuidador. 

“Quando recebemos os casos no Programa de Saúde do Idoso, orientamos os cuidadores e inserimos o idoso nas atividades em grupo, respeitando suas limitações. O que fazemos é uma avaliação de rastreio para identificar se o paciente tem ou não algum comprometimento cognitivo, assim como avaliamos se tem ou não limitações físicas”, completou. 

O Programa Saúde do Idoso funciona nas Unidades de Saúde de Cidade Praiana (às terças-feiras, das 8h às 12h), do Operário (às quartas-feiras, das 8h às 12h), e na Cidade Praiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário