Educação infantil recebe brinquedos do programa Brasil Carinhoso
2018-01-24 15:53:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão
Cavalinho, bambolê e triciclo infantil são alguns brinquedos distribuídos
A entrega segue esta semana nos setores administrativos vinho e marrom e já foi realizada nos setores azul, amarelo e verde. O Brasil Carinhoso prevê a transferência de recursos da União a título de apoio financeiro suplementar à manutenção e ao desenvolvimento da Educação Infantil para o atendimento de crianças de até 48 meses.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria com o Governo Federal possibilita a entrega de brinquedos considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças. Já a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, destacou que brincar desenvolve elementos fundamentais para a formação da criança. "Materiais lúdicos que são utilizados em atividades recreativas contribuem com o corpo e a mente, estimulam o equilíbrio e ajudam a fortalecer a coordenação motora. É no brincar que a criança também aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações e constrói autonomia", ressalta.
A entrega já está entusiasmando os gestores das escolas. A diretora Simone Lima Fidélis afirma que a entrega vai contribuir com o atendimento dos cerca de 400 alunos da nova escola Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, no Lagomar. A unidade, prevista para ser inaugurada na segunda-feira (29), também ganhará brinquedos para contribuir com o crescimento do estudante. "Estamos preparando um projeto político pedagógico que destaca a importância do brincar e cuidar", observa a diretora.
Programa federal estimula desenvolvimento infantil
O programa do Governo Federal Brasil Carinhoso consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento, para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da Educação Infantil. O programa contribui com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional, garantindo o acesso e a permanência da criança na educação infantil.
As transferências aos municípios e ao Distrito Federal são feitas em duas parcelas. O montante é calculado com base em 50% do valor anual mínimo por matrícula em creche pública ou conveniada, em período integral e parcial, definido para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor total dos brinquedos para Macaé é de R$426.252,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário