quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

EDUCAÇÃO

Pré-Vestibular Municipal celebra vitória de alunos aprovados na UFPA e anuncia mudanças

25/01/2018 13:34
Na sacada do prédio que abriga o cursinho Pré-Vestibular Municipal, uma faixa já anuncia “Federal, me aguarde! A vaga é minha”. E na manhã desta quinta-feira, 25, quando a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o listão com os nomes dos aprovados, essa afirmação, mais do que nunca, se tornou verdadeira.
Mais de 20 calouros da UFPA estavam na sede do cursinho, se confraternizando com as músicas do carro som na porta do local, para comemorar a vitória no vestibular mais concorrido do Estado, o da “Federal”.
O cursinho Pré-Vestibular Municipal é mantido pela Prefeitura de Belém, foi inaugurado no início de 2015, e atende a 600 estudantes, todos oriundos de escolas públicas da capital paraense. E como manda a tradição, todos os novos calouros estavam sujos de uma mistura de trigo, ovos e coloral, além da carregar no pescoço uma placa anunciando “Calouro Burro” e o curso que passaram.  
O diretor do cursinho, Henderson Ramos, mais conhecido como professor Branco, fazia as honras da casa, com um microfone em punho, saudando os novos calouros, mas muitas vezes, a voz ficava embargada, devido à emoção. “Já passei por esse momento muitas vezes, mas é sempre uma alegria renovada. Ainda não temos o número exato de aprovados, porque o listão ainda está sendo divulgado, mas estamos na expectativa de que sejam aprovados cerca de 450 estudantes, dos 600 que atendemos aqui no cursinho, e ainda esperamos o resultado do Sisu”, comemorou.
Calouros - A família de Cássia Adriane de Araújo Bezerra veio do bairro da Marambaia, onde mora, e estava com ela celebrando o ingresso no curso de Educação Física. A menina, de 17 anos, já havia sido aprovada no mesmo curso na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e estava tão alegre que nem conseguia falar. A mãe dela, Cleonice, contou que Cássia é a filha mais velha e esse o é primeiro vestibular da caloura.
“Eu soube sobre esse cursinho e não medi esforço para que a minha filha estivesse nele. Ela se inscreveu, fez um curso preparatório e passou a estudar aqui. Foi um ano difícil, mas estamos comemorando agora, e nesse ponto, o cursinho foi essencial porque os professores aqui são muito bons e o ensino é de primeira qualidade”, elogiou dona Cleonice.
Outro que não cabia em si de tão feliz era José Arthur Reis Meirelles, de 20 anos, morador do bairro do Jurunas. Ele foi aprovado no curso de Direito, mas está esperando o resultado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual espera passar em Medicina, e pretende fazer os dois cursos. “No ano passado, eu passei no vestibular por meio do ProUni, mas preferi não me matricular e estudar mais para fazer vestibular para universidades públicas. Foi nesse momento que descobri este cursinho. As pessoas podem imaginar que cursinhos gratuitos não sejam bons, mas deste aqui eu posso dizer que é ótimo e com excelentes professores”, afirmou.
Mudança – O cursinho Pré-Vestibular Municipal está se preparando para uma grande mudança no ano de 2018. De casa nova, com mais alunos e uma turma específica inovadora, a direção do cursinho está cheia de planos para o ano que se inicia.
“A partir deste ano, o cursinho se mudará para um prédio exclusivo para os estudantes. O local agora vai poder receber 1.200 alunos, que desejem ingressar nas faculdades, o que representa o dobro do ano passado. Além disso, haverá uma turma só para aqueles que pretendem entrar nas escolas militares, que será aberta com 45 vagas”, anunciou o professor Branco. O novo prédio tem quatro andares e fica localizado na avenida Alcindo Cacela, entre  Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro de Nazaré.
E vai mudar também a forma de ingresso no cursinho. Anteriormente, para ingressar no Pré-Vestibular, era feito um teste de seleção com provas de Português e Matemática. Agora, a seleção será feita com base nas notas do Ensino Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2017 dos estudantes, com exceção dos alunos pretendentes às escolas militares que realizarão exames com conteúdo das duas disciplinas. “Dos alunos que ainda não fizeram o Enem, vamos fazer análise do currículo escolar”, informou o diretor.
No ano passado, cerca de 8 mil estudantes se inscreveram para disputar as 600 vagas do cursinho. Com essa oferta dobrando para 1.200 vagas, a expectativa é de que 15 mil alunos se habilitem este ano.
Serviço:
Para ingressar no cursinho Pré-Vestibular Municipal, o aluno tem que ter concluído o ensino médio em rede pública de ensino ou na condição de bolsista integral em escola particular. As inscrições serão feitas pela internet, no site http://www.belem.pa.gov.br/prevestibular , a partir do dia 29 de janeiro.  
Por Dedé Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário