quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


Reunião define incentivos federais para agroindústria e pesca

Planejamento e Pesca e Aquicultura se reúnem com representantes de setores federais para a cessão de uso do caminhão “Feira de Peixe” e a implantação do programa “Comunidades Tradicionais de Pescadores”.
O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, e o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando, se reuniram nesta quarta-feira (17) com a delegada federal do Desenvolvimento Agrário, Danielle Barros, e o coordenador do Escritório Federal de Pesca e Agricultura do Ministério de Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços, Jaime Marinho. O encontro foi na Delegacia do Desenvolvimento Agrário, no Rio de Janeiro, e teve como objetivo a cessão de uso do caminhão “Feira de Peixe” e a implantação do programa “Comunidades Tradicionais de Pescadores”, bem como viabilizar instrumentos para fomentar a implantação de agroindústrias na região, assistência técnica rural e cessão de equipamentos ao setor aquícola.

— Campos possui extensa área de produção rural e agrícola e forte tradição pesqueira. Por isso, é fundamental que sejam desenvolvidas políticas públicas de incentivo e fomento a estes setores. Além disso, a Aquicultura, que é o tratamento do ambiente aquático para criação de peixes e outros organismos, geralmente em espaços confinados e controlados, é uma das vocações econômicas de Campos e está presente na estratégia de superação da dependência com os royalties do petróleo, contida no Plano de Metas do Município — afirmou José Armando.

Segundo Marcel Cardoso, o governo Rafael Diniz está atuando para ampliar as políticas de apoio e fomento à agricultura familiar e à aquicultura, essenciais para o desenvolvimento sustentável do nosso município. “Esta reunião visou a consolidar novas ações relacionadas à assistência técnica e fomento à produção e geração de renda. Saímos com a certeza de que avançamos muito para o crescimento e geração de oportunidades para o setor agroindustrial do município”, acrescenta o superintendente Marcel Cardoso.

José Armando destaca ainda a importância do diálogo entre representantes federais e o saldo positivo do encontro. "Cerca de 70% do alimento que chega à nossa mesa vêm da produção artesanal e familiar. Saímos certos de ter avançado no atendimento às diversas demandas desses nichos produtivos. A parceria fortalecida aqui nos aproxima ainda mais destes objetivos. A cessão de equipamentos, como o caminhão ‘Feira do Peixe’, irá levar este alimento saudável, direto do produtor até diversas comunidades do município. A liberação de uma escavadeira hidráulica para abertura de tanques e manutenção de veios hídricos também vai fomentar a piscicultura”, concluiu José Armando. 
Por: Redação - Foto: Divulgação -  18/01/2018 11:51:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário