quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Sábado é o Dia D contra a febre amarela

2018-01-23 17:16:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto da fachada do Centro Integrado de Administração da Saúde
Foto: Rui Porto Filho
Secretaria de Saúde vai disponibilizar as doses em 12 unidades, das 8h às 16h
Os macaenses que ainda não se vacinaram contra a febre amarela podem procurar uma das 39 unidades de saúde do município. No próximo sábado (27), quando acontece o Dia D da vacinação, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar doses em 12 postos, das 8h às 16h.
Além dos postos fixos, a secretaria retomou, nesta terça-feira (23) o cronograma de vacinação itinerante, em parceria com a Escola Técnica José Rodrigues da Silva. O posto volante, que segue nesta quarta-feira (24), está na Farmácia Municipal, que fica no prédio do Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAs), na Rua Darcílio Possati, 134, das 9h às 16h. É necessário levar documento de identidade e comprovante de residência.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, lembra que a vacinação contra febre amarela é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. "Com 98% da população-alvo vacinada, cerca de 194.500 pessoas, a dose da vacina em Macaé não será fracionada, faremos a dose plena, sem necessidade de reforço posterior", frisou.

Podem receber a vacina contra a febre amarela pessoas de nove meses a 59 anos que não tenham contraindicação para o uso da vacina e com idade acima de 60 anos que tenham uma declaração médica liberando o uso. Ana Paula ressalta que quem já tomou alguma dose da vacina, em qualquer idade, não precisa de reforço. A dose é única e vale para toda a vida.

Contraindicações do uso da vacina:

- Crianças menores de seis meses de idade.

- Pessoas com história de anafilaxia comprovada relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina e outras).

- Pacientes com imunossupressão grave de qualquer natureza.

– Imunodeficiência devido a câncer ou imunodepressão terapêutica (uso de corticoides em altas doses).

- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 < 200 células/mm³ ou menor de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 13 anos.

– Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).

- Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

- Pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico tendo em vista a possibilidade de imunossupressão.

- Gestantes e mulheres amamentando até os seis meses de idade do bebê.

Os postos de vacinação do Dia D são: unidades do Estratégia Saúde da Família do Lagomar, Córrego do Ouro, Trapiche, Frade, Sana, Bicuda, Glicério, Fronteira; prontos-socorros Aeroporto e municipal, Casa da Vacina e Policlínica Novo Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário