Operação Carnaval garante turismo consciente em Macaé
Com objetivo de garantir segurança e fiscalização no acesso aos principais pontos turísticos da cidade, a prefeitura reforça nos próximos dias a Operação Carnaval que visa garantir o turismo consciente no município.
A ação terá foco especial na Serra, nas localidades que registram o maior movimento de visitantes em cachoeiras e áreas de nascentes.
Práticas como a utilização de churrasqueiras, garras de vidro e o descarte de resíduos em áreas de mata são proibidas, além da circulação de carros de som e realização de festas ou encontros que gerem aglomerações.
“A proposta é inibir as aglomerações e preservar o meio ambiente. Nós queremos a presença do turista, como o grande parceiro na proteção da nossas cachoeiras e praias. A prefeitura tem como proposta organizar e orientar, mas também irá agir para garantir a ordem e a preservação da natureza. Agradeço o esforço de todos os órgãos envolvidos nesta ação ”, destaca o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cardoso.
A Operação conta com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública (Defesa Civil e Guarda Ambiental), Fazenda (Coordenadoria Especial de Posturas) e Ambiente e Sustentabilidade. A Polícia Militar também participa da fiscalização, realizando rondas em viaturas.
“A nossa proposta é incentivar o turismo consciente e combater as ações predatórias na Serra e de desordem. Todos precisam ter a consciência de usufruir o local dentro das regras, para evitar aglomerações”, destacou o secretário de Turismo, Fernando Amorim.
As equipes também irão cumprir as regras previstas no decreto nº 033/2021, assinado na última sexta-feira (5) pelo prefeito Welberth Rezende, que define uma série de restrições, como a realização de eventos em espaços públicos e privados.
“Vamos realizar o choque de ordem, para assegurar a proteção das áreas de preservação e assegurar também que não haja aglomerações segundo definição por decreto”, destaca o subsecretário de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero.
Ilhas
A Operação Verão conta também com o apoio da Marinha, através da equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, para promover a fiscalização de embarcações que seguem para as ilhas do Arquipélago de Sant’Anna.
“Desejamos que todos que visitem Macaé neste período pratiquem o turismo consciente, garantindo preservação dos nossos recursos naturais, com segurança e responsabilidade”, afirmou o consultor técnico da secretaria adjunta de Turismo, Léo Anderson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário