segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

 

Aplicativo Clique Escola auxilia diretores e conselheiros escolares

2021-12-23 10:25:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
#pracegover #macaéacessível arte da Prefeitura de Macaé com fundo azul, ilustração de celular com tela virada pra frente, onde vemos letras coloridas e desenho de uma escola. Logomarca. Contendo as me
O objetivo é proporcionar mais transparência aos dados educacionais

Diretores e conselheiros escolares de Macaé estão tendo a oportunidade de obter as principais informações educacionais e financeiras da escola, bem como notícias sobre educação, por meio do Clique Escola, aplicativo gratuito que foi apresentado recentemente pela Coordenação de Conselhos Escolares da rede municipal. A mobilização com os gestores envolveu, em sua maior parte, representantes das escolas participantes do projeto Janelas para o Amanhã. A iniciativa da Petrobras tem o objetivo de ampliar o acesso digital aos estudantes até o ano letivo de 2022.

Através da apresentação do Clique Escola, o intuito da Secretaria de Educação é promover a compreensão e a transparência dos dados educacionais. Para conhecer mais detalhes sobre o projeto, a coordenadora geral dos Conselhos Escolares e Prestação de Contas, Luiziane Luzitano e a coordenadora dos Conselhos Escolares, Márcia Correa promoveram uma reunião virtual com diretores e conselheiros.

A proposta é incentivar para que cada participante conheça e utilize o aplicativo, e assim, acompanhe a prestação de contas e o repasse de recursos federais. “Através do aplicativo, os conselheiros escolares terão mais oportunidade de exercer a função fiscalizadora. A ideia é que todos os conselheiros tenham, na palma das mãos, as informações sobre a escola e conheçam mais recursos voltados para o espaço maker”, ressalta Márcia.

A rede municipal conta com cerca de dois mil conselheiros, que atuam como apoio à direção. Eles podem ser integrantes das comunidades atendidas pela escola, alunos regularmente matriculados a partir de 12 anos, pais ou responsáveis, representantes da comunidade local e profissionais da Educação (professores e servidores eleitos por seus pares). Durante a pandemia, as eleições têm sido realizadas de forma híbrida (remota/ presencial).

Para a designer educacional, idealizadora e coordenadora do Programa InovareAprender, Luemy Ávila, esse encontro foi importante para o diálogo. “Estamos à disposição para orientar quanto à elaboração de investimentos de recursos de dispositivos, kits educacionais, simuladores impulsionando a inovação, a solução do problema do outro, para ressignificar o processo de aprendizagem. Teremos outros encontros quanto às rubricas específicas, cultura maker, robótica educacional, mas já estamos investindo nas formações para práticas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A linguagem de programação está cada vez mais importante na sala de aula”, ressalta.

Vale lembrar, que a rede municipal investe em robótica e conta com o lab#InovareAprender, reconhecido por ser ambiente dos makerspace, laboratório voltado para criatividade, tecnologia, ciência e inovação. Em Macaé, as estações de robótica envolvem, diretamente, uma média de quatro mil estudantes. O programa InovareAprender é voltado para inovação pedagógica e robótica, e é realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário