terça-feira, 4 de outubro de 2011

          HOJE É DIA DE 

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

No Zoo do Rio, frei ressalta

respeito à natureza em 

benção aos animais

'Os animais são um bem da

criação e não devemos abandoná-los', disse.

No Dia de São Francisco de 

Assis, bichos foram abençoados por frei.


Frei Marcelo abençoa a arara Farofa e o cachorro Lula (Foto: Lilian Quaino/G1)Frei Marcelo abençoa a arara Farofa e o 
cachorro Lula no Dia de São Francisco de Assis

"Farofa", uma arara colorida e barulhenta, acabou ajudando o frei Marcelo Santos a improvisar em seu sermão na manhã desta terça-feira (4), no Jardim Zoológico do Rio, na Zona Norte, na celebração pelo Dia de São Francisco de Assis, que antecedeu benção dos animais
.

"Vejam a Farofa, está aqui na maior simplicidade, vivendo a gratuidade da vida. Os animais nos ensinam que devemos ser livres no coração", disse ele a crianças que foram conhecer alguns dos bichos do Zoo e a donos que levaram seus animais para serem abençoados no dia do padroeiro.

As crianças e o frei, que é da Paróquia de São Francisco de Assis, no Rio Comprido, na Zona Norte, riram muito porque Farofa, "na maior simplicidade", não parava de se coçar.

Numa linguagem simples para as crianças entenderem, frei Marcelo lembrou que este ano o tema da Campanha da Fraternidade é o meio ambiente.

"A natureza está dando sinais de que temos que mudar a mentalidade. A natureza está gemendo de dor. O clima está desnorteado, tudo isso por causa da ação do homem. Por isso, vamos economizar a água e não jogar lixo na natureza", disse ele.
Pablo e Karin com a jiboia Carioquinha (Foto: Lilian Quaino/G1)
Pablo e Karin coma jiboia Carioquinha
(Foto: Lilian Quaino/G1)
Uma atração à parte

"Farofa" foi um dos bichos escolhidos pelo Zoo para representar todo o plantel de 2.400 animais. Além dela, receberam a benção o pônei Catita, a jiboia Carioquinha, tartarugas e coelhos.

"Carioquinha" foi uma atração à parte. Enrolada ao pescoço do tratador, não se incomodava quando as crianças tocavam nela. Karin Aparecida Silva de Oliveira, de 12 anos, e Pablo Zidany, de 11, não perderam a oportunidade.

"Eu peguei nela e não tive medo", gabou-se Pablo.

Já Karin disse ter entendido o recado de frei Marcelo:

"Não podemos abandonar nem maltratar os animais. Nem mesmo uma cobra, apesar de algumas serem perigosas", disse.

Jadir Brum de Mello,  morador de São Cristóvão, bairro da Zona Norte, onde fica o Zoo, levou seu cachorro Lula, de 5 meses, para receber a benção, "para ter mais saúde e ser feliz", disse.

Florzinha, uma cadelinha de 5 anos, veio de mais longe, de Bonsucesso, no subúrbio, com sua dona Brasília Ferreira da Silva.

"Vim pedir a benção a ela, que me dá tanta alegria", disse Brasília.


Greve dos bancários chega 

aos 26 estados e ao Distrito Federal



  Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados e Estabelecimentos Bancários de Macaé, não são todas as agências que estão em greve. Somente as agências do  Banco Itaú funcionam - no centro da cidade e no bairro Cavaleiros - após ter ganho uma "liminar de interdito proibitório".


A greve nacional dos bancários, que teve início no dia 27 de setembro, fechou 7.950 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nesta segunda-feira (3) e afetou os 26 estados do país e o Distrito Federal, com a adesão dos funcionários de Roraima, único fora do movimento até então. O balanço é da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), feito a partir de dados enviados pelos sindicatos até as 19h.

Com isso, 39,6% das 20.073 agências bancárias instaladas no país foram afetadas pela mobilização dos trabalhadores.
Com
Após reunião nesta segunda-feira, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, decidiu orientar os sindicatos a intensificar as ações para mobilizar os bancários e ampliar a greve em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário