segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ECONOMIA

Macaé Tecnópole reune e

 define plano de trabalho

O programa Macaé Tecnópole – Cidade Inteligente continua com ações voltadas para a sua implementação no município. Nesta quarta-feira (21), em reunião realizada na subsecretaria de Indústria e Comércio, foi definido o plano de trabalho que será feito em quatro fases: primeiras ações (localização e governança), modelo de negócios, planejamento estratégico e detalhamento financeiro. O grupo que participa da implementação do Macaé Tecnópole é composto por representantes do governo municipal, universidades e entidades de classe.


O objetivo do programa Macaé Tecnópole – Cidade Inteligente é desenvolver um ambiente favorável à pesquisa científica e inovação tecnológica, além de promover o aperfeiçoamento profissional. Além disso, promoverá o desenvolvimento do município, por meio da atração de investimentos em atividades intensivas em conhecimento. O programa prevê a implantação e o desenvolvimento de laboratórios de pesquisa, incubadoras de empresas, faculdades, universidades e instituições de ensino técnico, de nível médio ou de superior público ou privado.


O Macaé Tecnópole também contempla a implantação de instituições e entidades governamentais e não governamentais, indústrias voltadas especificamente à pesquisa e desenvolvimento tecnológico e o comércio ou prestação de serviços, de suporte ou de apoio às atividades de conhecimento e inovação tecnológica desenvolvida no programa.

- Hoje demos um grande passo para a implantação do Macaé Tecnópole com a integração do Tiago Renault que é consultor do Sebrae, especialista em incubação e inovação e de Parque Tecnológico. Essa reunião foi a primeira de mais quatro reuniões onde foram definidas as premissas do plano. Paralelo a isso, estamos realizando reuniões com o governo e teremos encontros com as universidades e entidades setoriais para discutir a formatação do consórcio que, provavelmente, será o modelo jurídico do programa Macaé Tecnópole – explicou o subsecretário de Indústria e Comércio e coordenador do grupo de governança do Macaé Tecnópole, Edmilson Gonçalves.


Na próxima semana, no dia 28, será realizado um fórum geral na Firjan, em Macaé, com o objetivo de informar aos parceiros o andamento do programa e suas ações. “Acreditamos que estamos implementando bastante agilidade em relação aos outros parques implantados no Brasil e a expectativa de todos nós é que em 2013 estaremos definitivamente consolidados”, completa o subsecretário.

Já o Ouvidor Geral da prefeitura de Macaé, Décio Braga, que participa do grupo de trabalho do Macaé Tecnópole, ressalta que o programa vai alavancar a questão de prospecção de inovação. “Isso é fundamental para que Macaé desenvolva inovação e tecnologia não somente no setor de petróleo e gás, trazendo um novo cenário de oportunidades para o município”, pontua.


O gerente regional do Sebrae-RJ, Gilberto Soares, explicou que a entidade apoia o grupo no modelo de negócio.


- Disponibilizamos um especialista no assunto que é o Tiago Renault. Essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento para Macaé, principalmente pensando no futuro, onde hoje somos dependentes do petróleo e apenas um parque de serviços. O programa Macaé Tecnópole vai fazer com que o município dê um salto no desenvolvimento tecnológico para o setor de petróleo e gás e para outros – explicou Gilberto Soares.


Para o consultor do Sebrae, especialista em incubação e inovação e parque tecnológico, Tiago Renault, o programa é promissor. “Estamos discutindo o modelo conceitual deste parque tecnológico, a parte operacional e financeira. Setores tradicionais e novos poderão ter oportunidades de desenvolvimento”, explicou o consultor.


Participaram da reunião o articulador do grupo de sensibilização do programa Macaé Tecnóple e coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Jorge Britto; o servidor público Alberto Camargo, representando o futuro presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Vandré Guimarães; representantes da subsecretaria de Indústria e Comércio, CPG, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário