segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FESTIVIDADES EM MACAÉ


Dia Nacional de Zumbí e 

da Consciência Negra



Fortemente emocionada, a presidente Dilma Rousseff sancionou lei que institui o Dia Nacional de Zumbí e da Consciência Negra. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (11) no "Diário Oficial da União". O texto aponta que a comemoração anual, em 20 de novembro, lembra a data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. O assassinato de Zumbi ocorreu no ano de 1695.


O Dia da Consciência Negra já havia sido instituído em território nacional para ser comemorado em 20 de novembro pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
 

O texto da lei publicada nesta sexta-feira não trata da decretação de feriado. A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo no Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada município. Em 2008, mais de 300 cidades adotaram feriado no Dia da Consciência Negra.


Quem foi Zumbi

Zumbi nasceu no início de 1655, numa das aldeias do Quilombo de Palmares. Com poucos dias de vida, ele foi capturado por soldados portugueses comandados por Brás da Rocha Cardoso. O garoto foi entregue ao padre português Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco.

O padre ensinou Zumbi a ler e escrever em português e latim. Quando tinha 15 anos, Zumbi fugiu da casa do padre e voltou para o Quilombo de Palmares, trocando seu nome cristão de Francisco pelo nome africano Zumbi.

Ele se tornou um grande guerreiro e estrategista militar na luta para defender Palmares contra os soldados portugueses. Porém, em 1678, Ganga-Zumba, então o chefe do quilombo, assinou um acordo de paz com o governo de Pernambuco. A decisão não foi aceita pelos quilombolas e Zumbi rompeu com Ganga-Zumba e se transformou no grande chefe.

Durante os anos de 1680 a 1691, Zumbi conseguiu derrotar todas as expedições enviadas contra o Quilombo dos Palmares.

O guerreiro só foi capturado no dia 20 de novembro de 1695. Traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares, Zumbi foi morto, esquartejado e teve a sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco.



FESTIVIDADES EM MACAÉ  


O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça=feira (20), será marcado por um encontro especial no próximo dia 30 (sexta-feira), a partir das 9h, na sede da Secretaria de Educação. O evento, voltado para reflexões e debates dos educadores e demais profissionais da rede municipal de ensino, tem a finalidade de resgatar, valorizar a cultura afro-brasileira e saber mais sobre a história de Macaé desde os tempos da escravidão.

 

A intenção é evidenciar o trabalho, preocupação e avanços referentes à Lei 10.639/2003, que tornou obrigatória a inclusão do ensino sobre a Cultura Africana e Afrobrasileira. A programação vai acontecer em dois turnos. Das 9h às 12h, os debatedores Jorge Lúís Rodrigues, pós-graduado no curso Diáspora Africana, o professor e coordenador do programa Cultura-Afro da rede municipal de ensino, Jorge Benzê, a professora e doutora
em Licenciatura Africanas Sônia Santos, além da também pós-graduada em Diáspora Africana, Conceição de Maria Alves, vão mediar e debater assuntos com os participantes e o que acontece no município e região mediante à lei.


Já no decorrer da tarde, das 13h às 17h, o historiador Marcelo Abreu, que coordena a disciplina de História na rede municipal de ensino, além dos historiadores da Subsecretaria de Acervo Histórico, Gisele Santos e Conceição Franco, vão abordar a temática a “Importância e apresentação do professor pesquisador sobre a cultura regional de Macaé”. A intenção da Secretaria de Educação é evidenciar ainda mais a trajetória e a história do município diante da cultura afro.



Além deste encontro, escolas municipais também realizarão, paralelamente, atividades voltadas à data. Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a pasta tem um papel fundamental na disseminação da cultura Africana e Afrobrasileira: “A proposta da Secretaria é focar na questão da identidade e diversidade de todos os alunos da rede municipal de ensino”, ressalta o secretário.



O trabalho voltado para a lei 10.639/2003 são amplos e diversificados: “Entre os exemplos, estão escolas como Maria Isabel Damasceno Simão, Coquinho e Engenho da Praia, que se destacam com feiras e oficinas com a finalidade de mobilizar os estudantes com atividades, que e visam enaltecer a história, cultura, tradições e ações que são executadas até hoje com a proposta de resgatar e valorizar a cultura”, pontua Cláudia Márcia.



Zumbi dos Palmares – Para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política, a data alusiva a 20 de novembro de 1695,
em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, foi escolhida para conscientização e reflexões. Zumbi liderou uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. E o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).

Sindipetro-NF realiza exposição para

 festejar Dia da Consciência Negra

 

As comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro - promovidas pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense chegam ao seu nono ano. Esse ano abertura começa no dia 12 de novembro, com um show popular às 19h na Praça Veríssimo de Mello, em Macaé com o grupo Makala Música e Dança, que faz parte do projeto AfroRegggae. O Makala é um grupo composto por 20 jovens da comunidade de Vigário Geral, percussionistas e dançarinos que apresentam um espetáculo de dança afro-brasileira e contemporânea.

Uma novidade esse ano é a exposição de arte africana do Museu Odé Gbomi intitulada “Mulheres Negras que contribuíram para a construção do nosso país”, composta de 150 peças, entre elas totens, máscaras, instrumentos musicais, tecidos ferramentas e joalheria africana. A exposição será realizada no hall cultural do Sindipetro-NF, em Macaé, e estará aberta do dia 13 ao dia 30 de novembro das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

O Museu Odé Gbomi, criado em 2008, possui uma coleção de cerca de 250 peças da cultura yorubá que mostram o que existe de africano no Brasil e conta uma parte da história da África ainda pouco conhecida da população. Seu objetivo é levar à reflexão sobre a discriminação racial e a diversidade étnica existente.

A abertura da exposição acontece na sede do Sindipetro-NF em Macaé, no dia 13, mesmo local e data do lançamento da cartilha sobre Igualdade Racial, desenvolvida por Marcelo Dias e lançada pela OAB/RJ. A cartilha traz informações históricas sobre a luta do povo negro desde que os primeiros escravos aportaram ao Brasil, ainda no século XVI, e sobre o combate ao racismo ao longo dos tempos. O evento começa às 18h. A programação inclui ainda exibição do filme “Besouro”, na Praça Veríssimo de Mello, em Macaé.

Em Campos Campos, o Sindipetro-NF realizará um Seminário sobre a Lei 10639, que trata do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas e faculdades; oficinas de artesanato e da história do Jongo e show com Lene Moraes.

Veja a programação completa abaixo:  

MACAÉ

DIA 12/11


19h – SHOW MAKALA MÚSICA E DANÇA (AFROREGGAE)
PRAÇA VERÍSSIMO DE MELLO - ENTRADA FRANCA

DIA 13/11

18h - ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO MUSEU AFRO ODE GBOMI “MULHERES NEGRAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS”  +  LANÇAMENTO DA CARTILHA “DIREITO  AFRO-BRASILEIRO DA COMISSÃO DE  IGUALDADE RACIAL DA OAB/RJ”

SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 27/11

19h - EXIBIÇÃO DO FILME “BESOURO”
PRAÇA VERÍSSIMO DE MELO - ENTRADA FRANCA

CAMPOS DOS GOYTACAZES
DIA 21/11

18h - SEMINÁRIO - LEI 10.639 com LUCIANA CAVALCANTI, ANTÔNIO MONTENEGRO e CONCEIÇÃO DE MARIA.

SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA

DIA 28/11

9h - OFICINA DE ARTESANATO COM LÚCIA TALABI E EXIBIÇÃO DE FILME
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA

DIA 29/11

16h - OFICINA “HISTÓRIA DO JONGO”
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA

DIA 30/11
9h - VISITA À BARRINHA
20h - SHOW DE LENE MORAES
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA

O MELHOR DA HISTÓRIA:

O dia da Consciência negra, que é um feriado facultativo, é uma data festiva  em homenagem a Zumbi dos Palmares e é comemorado no dia da assinatura da abolição da Escravatura. A data do feriado Consciência Negra 2012 é o dia 20 de novembro que em 2012 cai em uma terça-feira. Mas tem algumas coisas bem interessantes pra saber sobre o dia da consciência negra. O Palmares no nome de Zumbi, se refere ao local onde ele formou seu quilombo, uma espécie de reino, ou de república, como alguns consideram, que era auto-sustentável, e local de fuga para muitos escravos negros escapados das fazendas, prisões e senzalas. O reino chegou a alcançar quase o tamanho de Portugal, ficava no interior da antiga Bahia, hoje, estado do Alagoas, e a ter mais de 30 mil habitantes.

Outra coisa que nem todo mundo sabe é a dimensão que a raça negra tem no Brasil. Você sabia, por exemplo, que, em dados oficiais, o Brasil é a segundo maior população de afro descendentes, ficando atrás apenas da Nigéria? São cerca de 80 milhões de indivíduos que se declaram de “raça negra”. Mas você sabia também que o Brasil foi a segunda maior nação escravista dos últimos séculos? E que foi o último país a abolir a escravidão? O penúltimo país das Américas a abolir o tráfico negreiro? E que foi o maior importador de escravos da história moderna?

Não precisamos dizer que tudo isso gerou um efeito negativo sobre a imagem dos negros, que até hoje, mesmo depois da abolição da escravatura e da criação de leis contra o racismo, sofrem preconceito racial. Tudo por que a raça negra foi incorporada à nossa sociedade por meio da escravidão. E todas essas já citadas leis de proteção contra o preconceito racial, nada mais são, do que uma forma tardia de pagar o que a sociedade deve aos milhões de negros que sofreram nos anos da escravidão. Mas, diferente do que se pensa, nem todos são a favor dessa proteção. O feriado da consciência negra, por exemplo, sofre ataques de várias direções, seja de pessoas descontentes com o excesso de feriados, seja por meio de opiniões contrárias a valorização do negro na sociedade.

O Brasil e o mundo ainda têm muito chão para andar até extinguir de vez o racismo de sua cultura, dita “civilizada”. Vale pensar nisso durante este feriado. No dia 20 de novembro de 2012. O Feriado da Consciência Negra 2012 cai em uma terça-feira o que da a possibilidade de um feriado prolongado onde você poderá aproveitar para fazer uma boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário