sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NOTÍCIA TRISTE EM MACAÉ

Morre o professor Pierre, o mestre dos mestres



A cidade de Macaé recebeu com profundo pesar na tarde de ontem (29), a notícia do falecimento do estimado professor Pierre Tavarez da Silva  Ribeiro, o mestre dos mestres de várias gerações de macaenses. O extinto completou no mês de junho 103 anos. Casado com a senhora  Zenita Maciel Pinheiro e tiveram 9 filhos: Nione, Nier,  Nidia, Nilma, Niraldo, Núbia, Pierre e Zenita. Todos muitos unidos, compondo ainda 22 netos e 14 bisnetos. Em suas caminhadas que fez até pouco tem pelo calçadão da Praia de Imbetiba, o professor sempre que encontrava com os amigos, gostava de dizer que sua "saúde de ferro" era motivado por 3 coisas: nunca fumou, nunca ingeriu bebidas alcoolólicas e nunca desejou mal a ninguém. 


O corpo do ilustre professor está sendo velado na capela do Cemitério Mirante da Igualdade. O sepultamento está previsto para às 14 horas desta sexta feira.

O mestre Pierre foi professor em Macaé, por várias décadas, sempre pautando pela educação e formação do caráter do ser humano. Foi um cidadão do bem, humano, inteligente, não só na arte de ensinar, como também  no plano divino, pois o homem inteligente não é somente  aquele que calcula, mas principalmente aquele que sendo grande, usa de sua grandeza para ajudar e apontar caminhos.

Nascido em 30 de junho de 1909 no Distrito de Conceição de Macabu – Macaé, chegou a Sede Municipal aos 13 anos para iniciar seus estudos, aos 17 anos começa seu Curso Secundário.
 
Incomodado com sua idade superior aos demais colegas compensou o tempo perdido com 8 a 10 horas diárias de estudos, considerando-se na época um fanático pelo aprendizado, o jovem Pierre talvez nem imaginasse que ali estaria surgindo o maior autodidata Macaense e um dos maiores de nosso Estado. 

O Professor Pierre lecionou durante 42 anos de sua vida, tendo começado em 1930 a dar aulas de latim no Ginásio Macaense para a 3ª sé ;rie do Curso Ginasial, estando ele na época na 4ª sério do mesmo curso, não parou mais. Lecionou as seguintes matérias: Latim, Inglês, Francês, Ciências Físicas e Naturais. 

As dificuldades da época em se conseguir professores de matemá tica levaram o diretor do Ginásio Macaense, Sr. Jaime Miranda, a convidar o Professor Pierre para lecionar a referida matéria. O jovem professor aceitou mais um desafio e nesse momento nascia uma das mais belas páginas da Educação em nosso País.

O professor Pierre lecionou matemática em todos os níveis: Ginasial, Normal, Técnico e Científico, sendo que entre 1935 e 1940 todos os alunos do Ginásio Macaense foram seus alunos.
 
O espírito do professor porém iria mais longe, fez o primeiro levantamento no Município de Macaé da relação aluno sala de aula e o reconhecimento de seu trabalho serviu como alavanca para escolas Macaense.
 
Pierre Tavares da Silva Ribeiro exerceu o cargo de Diretor Técnico por dez anos no Ginásio Macaense, e já no Colégio Estadual Luiz Reid foi diretor no período de 1956 a 1962. Tem ainda em seu currículo de 1946 a 1952 sua colaboração com o serviço profissionalizante quando lecionou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, na Imbetiba.


Na política teve destaque ao secretariar diferentes prefeito do município de Macaé, entre quais figuraram Milne Ribeiro, Ronaldo de Souza, João Pedro Sobrinho, Alvaro Assupção, Elias Agostinho e Antonio Curvelo Benjamin.
 
Ao aposentar-se em 1972 o ensino Macaense já era pujante e reconhecido. Sem dúvidas foi o professor Pierre um dos maiores pilares e colaboradores desse sucesso.
 
Daqui deste espaço, enviamos aos familiares do mestre Pierre Tavarez da Silva Ribeiro, nossas condolências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário