quarta-feira, 21 de novembro de 2012

NOTICIAS DE QUISSAMÃ

Hoje: Circuito das Artes apresenta 'A Fanfarrada' em Quissamã

A apresentação da orquestra acontecerá às 19h no Sobradinho - Foto: DivulgaçãoA apresentação da orquestra acontecerá às 19h no Sobradinho - Foto: Divulgação Nesta quinta-feira (22), a orquestra Fanfarrada fará sua apresentação em Quissamã, pelo 5º Circuito Estadual das Artes. O espetáculo 'Fanfarrada Feira Livre Musical' acontecerá no Centro Cultural Sobradinho, com entrada gratuita e início às 19h.



A corajosa orquestra de ritmos esquisitos, como os próprios integrantes se definem, reúne diversos músicos oriundos de bandas e blocos do cenário carioca. Une deslocamento e coreografias às suas performances e, ainda possui um repertório baseado nas tradições futuristas da América Latina, África, Caruaru e Tijuca, bem como, instrumentação que remonta às fanfarras e bandas de coreto.


Na apresentação em Quissamã o grupo traz na sua formação os músicos: Pedro Pamplona, Diego Terra e Thiago Queiroz (todos no sax), Aline Gonçalves (flautim), Frederico Cavaliere (clarinete), Pedro Paulo e Thiago Pires (ambos no trumpete), Antônio Neves e Rafael Steinbruck (no trombone), Pedro Aune (tuba), além de Victor Giraldo, Fabrício dos Reis e Tiago Magalhães (na percussão).


Um hora antes do espetáculo, Victor Giraldo e Fabrício dos Reis, percussionistas especializados em ritmos como candombe (Uruguai), cúmbia (Colômbia) e salsa (Cuba, Republica Dominicana), apresentarão um workshop de ritmos afro latino.


O Circuito Estadual das Artes é uma realização do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, cujo objetivo é promover diversos espetáculos entre peças teatrais, dança, música, circo, oficinas e palestras em todo o estado.


Inclusão digital:

 Adultos e Idosos aprendem noções de informática

Os participantes estão cadastrados no CRAS ou no Programa de Assistência ao Idoso (PAI) - Foto: Adilson dos Santos/SecomOs participantes estão cadastrados no CRAS ou no Programa de Assistência ao Idoso (PAI) - Foto: Adilson dos Santos/Secom Promover a inclusão digital e despertar o interesse pelo uso do computador e da internet. Este é o objetivo do curso de Inclusão Digital que está sendo oferecido pela Secretaria de Ação Social de Quissamã para 110 pessoas referenciadas aos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – de Caxias e Barra do Furado. A ação está sendo executada de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistênciais, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além de adultos, o curso conta ainda com a participação dos idosos do PAI – Programa de Assistência ao Idoso.



O curso terá a duração de três meses. Todo o conteúdo é focado na utilização do mouse, noções de digitação, uso da internet, recursos do Windows 7 e Word 2007. “Nossa intenção é tirar o medo destas pessoas em utilizar o computador. Muitos alunos do curso possuem computador em casa, mas nunca passaram nem perto por medo de estragar. A utilização da internet vai aproximá-los de filhos e familiares que residem em outras localidades, além de se sentirem incluídos no mundo digital”, afirmou o professor Felipe da Silva Pessanha.


De acordo com a secretária de Ação Social, Elizabeth Sans, esta ação está sendo realizada em função da solicitação deste público, utilizando recursos de convênios pactuados para a execução das ações e atividades desenvolvidas pelo CRAS.“O curso de Inclusão Digital tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitários. Fazendo um curso de informática estas pessoas tem a possibilidade de se comunicar com todo o mundo, sem sair de casa”, concluiu.


Leda Matos, 74 anos, é participante do PAI e sentiu-se feliz com a ideia de poder desvendar o mundo digital, através do curso. “Estou adorando participar. Já aprendi várias coisas como, mexer no mouse, ligar e desligar o computador. Espero continuar usufruindo deste momento de alegria”, revelou.


“Queremos que eles se sintam incluídos no mundo virtual, que possam conversar com filhos e netos de igual para igual no que se refere a internet e, também, que descubram e aproveitem as facilidades da rede, como copiar uma receita de um site, ler uma notícia ou conferir a previsão do tempo", destacou a coordenadora do CRAS de Caxias, Carla Rogéria de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário