segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rio apresenta edital do concurso que escolherá marca dos 450 anos da cidade

Da Redação

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A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e do Comitê Rio 450 anos, promove nesta segunda-feira (27) uma apresentação doedital que vai escolher a marca dos 450anos da cidade.
Os interessados em participar do concurso poderão tirar todas as dúvidas no CentroCarioca de Design, localizado na Praça Tiradentes, das 10h às 15h. Técnicos do IRPH e integrantes do Comitê Rio 450 estarão presentes e apresentarão os itens do edital mais relevantes para a inscrição.
Em um segundo momento, os técnicos irão retirar todas as dúvidas restantes. O encontro é aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrições prévias. O IRPH também tem um canal de tirar as dúvidas sobre o edital. Os interessados podem enviar os questionamentos para o email editaisccd2013.rio450@gmail.com.
O concurso Designers de todo o Brasil poderão desenvolver um símbolo que traduza os 450 anos do Rio de Janeiro. As inscrições para o concurso, cujo edital está disponível em  rio450anos.com.br, vão até o dia 3 de fevereiro. Os cinco finalistas receberão R$ 15 mil pela criação de dois projetos de marca.
O designer vencedor ganhará um prêmio total de R$ 125 mil. A marca deve simbolizar o que é mais carioca, além de celebrar a existência e persistência da cidade que, entre o mar e a  montanha, encanta o mundo. O concurso público para a seleção dessa marca demonstra a preocupação da administração municipal em, além de conquistar um resultado de qualidade,  fazer com que designers apresentem seus olhares sobre a cidade, estimulando a reflexão sobre o Rio da atualidade e do futuro. Além disso, o concurso reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a economia criativa e a inovação.
Entre os critérios para a escolha da marca dos 450 anos, está a fácil reprodutibilidade do símbolo. O Comitê Rio450 e o IRPH desejam que a marca seja apropriada pela população, a exemplo do que aconteceu com o desenho criado por Aloísio Magalhães. Na ocasião, em vez de optar por um dos cartões-postais da cidade, Magalhães optou pelo algarismo quatro, criando um símbolo geométrico que captou o espírito da festa de 400 anos com maestria e que ainda se faz presente na paisagem carioca.
O concurso é composto de três fases, sendo a primeira de habilitação técnica e jurídica. A  segunda prevê uma entrevista para a apresentação conceitual da marca dos 450 anos. Apenas cinco escritórios seguem para a etapa final.
Cada finalista receberá R$ 15 mil para o desenvolvimento de duas identidades visuais. O grande vencedor prestará um acompanhamento ao longo de três meses para a implementação da marca vencedora.

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