terça-feira, 29 de novembro de 2016

Dia do Fonoaudiólogo é comemorado com jornada em Macaé

25/11/2016 13:25:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas no auditório
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
Quinta edição do evento acontece nesta quarta-feira
Com o apoio da Secretaria de Saúde, profissionais de fonoaudiologia das redes pública e privada promovem, na quarta-feira (30), no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a V Jornada de Fonoaudiologia de Macaé. O evento com o tema "Diversidades em Fonoaudiologia" faz parte das comemorações do Dia do Fonoaudiólogo (9 de dezembro). Podem participar profissionais e estudantes das áreas de saúde e de educação. A jornada é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo email jornadafonomacae@gmail.com.
De acordo com a fonoaudióloga e supervisora do serviço de Fonoaudiologia, Cristiane Rangel, serão abordados temas atuais, de forma diversificada e multiprofissional, relacionados à atuação fonoaudiológica em ambiente hospitalar, escolar, ambulatorial e cultural.

Além dos profissionais da rede de assistência da cidade, o evento conta com as presenças da representante do Conselho de Fonoaudiologia (Crefono), Heloísa Mello; do professor do curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida, João Lopes e da Doutora professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Simone Barreto.

O profissional de fonoaudiologia atua na área de fala, deglutição, aprendizagem e audição. Em Macaé, a rede de atendimento conta com estes profissionais em 21 unidades de saúde, educacionais e entidades sociais como a Casa da Criança e do Adolescente, Núcleo de Saúde Mental, Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeas), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada), entre outros.

Programação:

8h30 - Distribuição de material

9h - Mesa de abertura

9h30 - Mesa relato de casos clínicos no Hospital Público de Macaé (HPM) - Moderadora: Marina Gervásio (fonoaudióloga do HPM)

CASO 1. Fonoaudiologia na Síndrome de Erdning-Hoffman: Limites e Possibilidades - Palestrante: Luciana Velasco Lima (fonoaudióloga do HPM)

CASO 2. Atuação Fonoaudiológica na Síndrome de Guillain Barré - Relato de Caso - Palestrante: Íris Paganotti (fonoadióloga do HPM)

10h30 - Intervalo

10h50 - Palestra - atuação fonoaudiológica no implante coclear - Palestrante: Flávia Miranda (Fonoclin e Amada)

11h20 - Palestra - Fonoaudiologia Escolar: Uma Construção de Possibilidades - Palestrante: Renata Curvelo

12h - 13h20 - Almoço

13h20 - Palestra - Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola - Palestrante: Fga. Heloísa Mello (representante do Crefono)

14h - Palestra - A fonoaudiologia na readequação vocal do transgênero - Palestrante: Fgo. João Lopes (professor do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida)

14h40 - Palestra - Bateria MTL - BR: avaliação fonoaudiológica de pessoas com afasia - Palestrante: Dra. Simone Barreto (professora do Curso de Fonoaudiologia da UFF)

15h10 - Apresentação projeto contos e cantos / espaço de convivência e cultura

16h10 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário